Durante o processo de dimensionamento do aquecedor solar da piscina, é possível prever o que será necessário para aquecer todo aquele volume de água.
Contudo, em determinadas situações, o sistema de aquecimento solar pode não ser suficiente para elevar a temperatura da água até o ponto desejado especialmente em condições adversas como nos dias nublados, chuvosos e com grandes ventanias.
Sempre existe a possibilidade de instalar uma capa térmica, adicionar coletores ao sistema e etc… Entretanto, em algumas ocasiões é preciso perceber que somente o aquecedor solar não será capaz de aquecer a piscina.
E então? O que fazer?
Quando o solar não é suficiente para a piscina
Nestas situações, nosso conselho é simples:
Trabalhe com um sistema auxiliar de aquecimento!
Você pode contar com um trocador de calor, que funciona com energia elétrica mas ainda é bem mais econômico do que os aquecedores baseados em resistores (vulgarmente chamados de resistências).
Por que o trocador de calor é mais econômico?
As bombas de calor não gastam tanta energia para aquecer a piscina pois tem seu funcionamento baseado num sistema de refrigeração através do qual o calor do ar ambiente é transferido para um gás refrigerante que, depois de ser superaquecido por um compressor, passa sua energia térmica para a água da piscina.
O trocador de calor chega a ser um item obrigatório em regiões onde a chuva é mais frequente ou em instalações onde a água quente não pode ser opcional, como clínicas de fisioterapia por exemplo.
Como funciona o trocador de calor junto com o aquecedor solar?
A bomba de calor precisa ser instalada na tubulação de retorno da casa de máquinas. Assim como o solar, o trocador de calor recebe a água depois que ela passa pelo filtro da piscina e pode, dependendo do modelo, controlar toda a casa de máquinas, inclusive a própria temperatura da água.
Veja nossos textos onde falamos um pouco mais sobre este tipo de aquecedor de piscinas:
Outra possibilidade para situações em que o solar não é suficiente
Uma segunda possibilidade é trabalhar com aquecedores a gás. Os sistemas de aquecimento a gás para piscinas também se mostram eficientes já que aquecem a piscina em menos tempo e também não gastam tanto quanto aquecedores elétricos.
Entretanto, o consumo de gás deste tipo de equipamento é relativamente alto o que o faz ser ligado somente quando realmente há a necessidade de suprir a falta do aquecimento solar.
Se você está com um sistema de aquecimento instalado em sua piscina e precisa otimizá-lo, fale com a gente!
Trabalhamos com aquecedor solar para piscinas há vários anos e estamos perfeitamente familiarizados com todo tipo de percalço inerente à esta atividade.
Além de trocadores de calor, trabalhamos também com aquecedores a gás e as melhores soluções de aquecimento para piscinas
Conte com a WGSOL. Fale com a gente sempre que precisar!