Há cerca de um ano escrevemos um texto mostrando como calcular o consumo do chuveiro elétrico e não ficamos assustados com a quantidade de gente que ainda utiliza chuveiro elétrico para aquecer a água do banho. Esse dispositivo é usado na maior parte das residências brasileiras e é natural que seja assim, afinal, é um equipamento barato cuja manutenção é raríssima e super acessível.
Contudo, a tecnologia vem avançando a passos largos no que diz respeito às questões energéticas ao passo que a tarifa da CEMIG não para de subir. Nesse contexto, sempre recomendamos que você pense duas vezes antes de contar com um chuveiro elétrico para aquecer a água do banho.
E não estamos falando de confiabilidade do chuveiro elétrico, afinal, ele apresenta raríssimos defeitos de fabricação e, via de regra, quando para de funcionar, basta trocar a resistência interna para tê-lo funcionando novamente. Não o recomendamos pois, dentre outras coisas, ele é um dos principais vilões da conta de luz.
“Então como eu vou tomar banho sem chuveiro elétrico em 2021?”
Vejamos…
O aquecimento da água do banho
Que a água do banho precisa ser aquecida não resta dúvidas. Ninguém em Minas Gerais conseguiria tomar banho sem aquecimento de água durante o outono ou o inverno.
A questão é que o aquecimento elétrico, especialmente quando se utiliza eletricidade fornecida pela CEMIG, é uma escolha cara e, para falar o mínimo, desvantajosa para o consumidor.
Por isso resolvemos falar sobre esse tema hoje: para te dar alternativas atuais ao chuveiro elétrico. Em outras palavras, você vai conhecer uma breve lista de equipamentos que podem eliminar completamente a necessidade de gasto com eletricidade da CEMIG tornando seu banho uma atividade mais barata e ainda mais prazerosa (afinal de contas, a água no inverno dificilmente fica suficientemente quente, não é mesmo?).
Alternativas atuais para o chuveiro elétrico
Essa lista também poderia chamar “Por que você não precisa mais de chuveiro elétrico em 2021.” Vamos aos itens:
Sistema de aquecimento solar tradicional
O aquecimento solar é um sistema que te entrega água aquecida gratuitamente pela luz do sol. São placas instaladas no telhado, entre o reservatório térmico e a caixa d’água que, fazendo a captação da energia térmica do sol, esquentam a água da piscina de forma extremamente eficaz.
Chamamos de aquecimento solar tradicional pois ele trabalha com placas que normalmente são de cobre e podem funcionar até mesmo em dias nublados.
É um sistema acessível e pode ser instalado sem quebrar paredes. Para saber mais, acesse: aquecedor solar sem quebrar as paredes.
Sistema de aquecimento solar a vácuo
Uma segunda alternativa ao chuveiro elétrico, que é ainda mais eficiente, é o aquecedor solar a vácuo. Assim como o sistema de placas, este a vácuo funciona com coletores instalados em local exposto ao sol onde eles fazem a captação da energia solar transferindo o calor para a água que circula em seu interior.
Depois de aquecida, a água é direcionada naturalmente para o reservatório térmico e lá fica disponível para ser utilizada no banho ou mesmo na água das torneiras, caso sua casa tenha a estrutura para isso.
Para saber mais sobre o sistema de aquecimento solar a vácuo, acesse:
- Qual a diferença do aquecedor solar a vácuo para o tradicional;
- Pontos positivos do aquecimento solar a vácuo;
- Energia solar a vácuo BH.
Sistema de aquecimento a gás
Apesar de não aquecer a água gratuitamente, porque demanda uma reposição constante de gás natural ou de gás de cozinha, o aquecedor a gás é uma excelente alternativa para o chuveiro elétrico, especialmente neste cenário onde a inflação na conta de luz tem galopado e ultrapassado com folga o aumento do restante dos preços.
Para saber mais sobre esses aquecedores a gás e como eles podem reduzir a sua dependência do chuveiro elétrico, acesse:
Sistema de energia solar fotovoltaica
Aqui está nossa queridinha. Se você ainda utiliza chuveiro elétrico, essa é a melhor opção para quem quer, além de reduzir a conta da CEMIG, fazer um investimento que vá te trazer retorno financeiro ao longo do tempo.
A energia fotovoltaica é um investimento super interessante, principalmente para casas com muitas pessoas, cuja conta de luz supera os R$600. É ainda mais vantajoso para indústrias e empresas que possuem contas mensais com a CEMIG ultrapassando este valor.
O sistema consiste em coletores fotovoltaicos que conseguem, através do efeito fotovoltaico, converter a energia do sol em eletricidade.
Com alguns componentes, essa conversão se torna possível e você transforma sua casa ou empresa em uma usina de eletricidade podendo fazer parte do sistema de créditos energéticos da CEMIG.
Para saber mais, acesse:
- Solar fotovoltaico em Betim. Veja o que está disponível para a cidade;
- Dúvidas recorrentes sobre o gerador fotovoltaico;
- Quanto custa para instalar o solar fotovoltaico?;
- Energia Solar Fotovoltaica para clubes e parques aquáticos.
Pronto para abandonar o chuveiro elétrico em 2021?
A invenção do chuveiro elétrico se deu aqui no Brasil no século passado e foi muito útil na vida do país.
Entretanto, acreditamos que já está na hora de avançarmos para dispositivos mais modernos, baratos e ecologicamente corretos. Por isso fizemos esta lista! Para você deixar de usar o chuveiro elétrico em 2021 e parar de pagar altos valores para a CEMIG somente por tomar banho aquecido.
Se quiser conversar melhor a respeito da sua conta de energia, ver possibilidades para reduzir seu valor e, quem sabe, passar a pagar apenas a taxa mínima da CEMIG, fale conosco!
A WGSOL trabalha oferecendo soluções de lazer e economia para Betim e toda Minas Gerais. Faça-nos uma visita tire suas dúvidas com nossos consultores!
Um grande abraço e até a próxima!