Dúvidas recorrentes sobre o gerador fotovoltaico

Estamos no mercado de energia fotovoltaica em Betim há vários anos e conhecemos bem as principais dúvidas sobre esse tipo de sistema. Respondemos algumas questões quase diariamente aqui na empresa, por telefone, por email e, ainda assim, sempre vemos as mesmas perguntas sendo feitas nas redes sociais.

Pensando nisso, hoje vamos listar e responder aqui, publicamente, algumas dúvidas recorrentes sobre o gerador fotovoltaica.

Dúvidas sobre o solar fotovoltaico

É absolutamente normal que as pessoas pesquisem suas dúvidas na Internet para encontrar respostas para suas perguntas e com o sistema fotovoltaico não é diferente.

Contudo, nossa recomendação é que você não confie em qualquer coisa que lê, afinal, existem pessoas e empresas que mal conhecem o processo de instalação do sistema, mal sabem o que é o efeito fotovoltaico e ainda assim querem ensinar os desavisados.

Dito isso, vamos às perguntas que mais respondemos por aqui…

Qual o preço do solar fotovoltaico?

Qual o custo para instalar o solar fotovoltaico?Como era de se esperar, a questão que mais respondemos diz respeito ao preço do gerador fotovoltaico.

Muita gente acredita que esse tipo de sistema ainda é item de luxo e vê o fotovoltaico como algo distante da realidade da maior parte da população brasileira. A boa notícia é que esse tempo passou!

Hoje em dia é possível adquirir um solar fotovoltaico para produzir energia elétrica para sua casa ou para sua empresa sem ter que investir altos montantes de uma só vez.

Já é possível financiar o sistema e, com a economia na conta de luz que ele proporciona ao longo do mês, pagar a mensalidade do financiamento tranquilamente.

Esse cenário tem piorado nesses últimos anos devido à desvalorização da nossa moeda, mas ainda assim, quando financiado, é um preço pequeno se comparado com a economia mensal que ele proporciona.

Para saber mais, acesse: Quanto custa para instalar o solar fotovoltaico?

“Mas quanto custa o solar fotovoltaico?”

Na prática, a resposta para essa pergunta é um retumbante “depende”. O preço do fotovoltaico depende da quantidade de energia que você quer ou precisa produzir, depende do local da instalação e também da complexidade do projeto.

Mais adiante falaremos especificamente sobre o preço do sistema fotovoltaico, mas, por ora, a resposta é: é preciso avaliar caso a caso. Contudo, para você não ficar sem resposta, imagine que a economia que o sistema proporciona normalmente é suficiente para pagar a mensalidade do seu financiamento.

Posso instalar o gerador fotovoltaico no meu telhado?

Essa é uma outra pergunta que a gente sempre responde por aqui e, assim como a anterior, depende.

A avaliação do telhado para verificar se ele suporta o gerador fotovoltaico é de suma importância e, obviamente, cada telhado é um caso único. O que a gente precisa ter em mente é que, via de regra, os módulos fotovoltaicos podem adicionar cerca de 1,5 Kg de peso por cada metro quadrado no telhado.

Pare pra pensar… Não é pouca coisa! Se o seu telhado é frágil, se sua estrutura é simples e não foi feita pensando nesse tipo de carga, pode ser preciso fazer um reforço estrutural para que seja seguro instalar os painéis.

Como funciona a burocracia do gerador fotovoltaico com a CEMIG?

A burocracia da CEMIG gera várias outras questões que a gente também sempre responde por aqui.

Lidar com a CEMIG para homologar a instalação de um solar fotovoltaico é um processo relativamente para quem conhece exatamente como funciona e quais os requisitos para que o sistema possa funcionar. Via de regra, esse não é o perfil do nosso cliente e, por isso, nós resolvemos tudo pra ele.

Passo a passo para licenciar seu sistema fotovoltaico

Vamos resumir aqui o passo a passo para ter um gerador fotovoltaico licenciado pela CEMIG:

O primeiro passo para ter o solar fotovoltaico é fazer uma simulação do sistema com uma empresa especializada. É útil para dimensionar o sistema e deixar claro quanto vai custar o solar. Com essa simulação na mão você pode fechar o negócio com uma empresa especializada e já deve saber como será feita a instalação e a previsão de cada uma das etapas posteriores.

Com o negócio fechado, a empresa passa a se debruçar sobre a documentação e o projeto do solar.

Energia solar fotovoltaica em Betim

Em seguida, já com a documentação em mãos e o projeto pronto, é hora de fazer a instalação propriamente dita. Aqui, mais do que em qualquer outro ponto, se faz necessária a contratação de uma empresa especialista em energia solar.

Todos sabemos que lidar com energia elétrica e com o fornecimento da CEMIG não é brincadeira, não é mesmo?

O último passo para começar a produzir energia a partir do sol com o sistema fotovoltaico é a troca do medidor.

Como já dissemos em outra publicação, este tipo de sistema precisa de um medidor específico para sistema fotovoltaico.

A troca do medidor de energia é feita depois da conferência da instalação realizada e, a partir daí, você terá em casa uma fábrica de energia elétrica.

Mais alguma dúvida?

WGSOL - Aquecedor solar e piscinaCaso você ainda tenha dúvidas sobre o solar fotovoltaicofale conosco!

A WGSOL trabalha com solar fotovoltaico em Minas Gerais e está sempre pronta para responder suas questões.

Se está precisando reduzir a sua conta da CEMIG, fale conosco também. Além do solar fotovoltaico, trabalhamos com sistemas de aquecimento solar e diversas outras soluções para minimizar seus custos com eletricidade.

Conte com quem entende! Conte com a WGSOL!

Últimos posts