Buscando por aquecimento de piscinas no Google, dificilmente vai ficar sem resposta, afinal, é tanto conteúdo que é mais fácil se perder em meio aos vídeos, artigos e propagandas. Aqui mesmo no nosso blog, já falamos tantas vezes sobre aquecedores usados em piscinas que já perdemos as contas… E foi pensando nessa situação que decidimos criar um manual de aquecedores de piscinas.
Vamos reunir todo nosso conteúdo sobre aquecimento de piscinas nesta publicação que, como você já viu no título, será o guia completo sobre aquecimento de piscinas onde você vai encontrar toda a informação organizada, “tim-tim por tim-tim”, com tudo que você precisa saber sobre as diferentes maneiras de aquecer a sua piscina, vantagens e desvantagens de cada uma, alguns problemas recorrentes e diversas outras informações úteis para quem quer uma piscina aquecida e também para quem já tem a piscina quente.
Se você tem alguma dúvida sobre algum tipo de aquecedor de piscina, quer saber o que é, como instalar ou tem alguma questão um pouco mais específica sobre algum sistema de aquecimento, essa compilação sobre aquecimento de piscinas é pra você!
De todo modo, esteja ciente de que, caso nosso manual não tenha a informação sobre o sistema de aquecimento que você precisa, você sempre pode entrar em contato conosco a qualquer momento pelo WhatsApp, pelo email ou mesmo pelo telefone, ok?
Aquecimento de piscinas
Apesar de ser autoexplicativo, vamos ao conceito de aquecimento de piscinas…
Aquecimento de piscinas é a elevação e controle da temperatura da água da piscina em um determinado nível com o objetivo de reduzir a diferença da temperatura corporal para a temperatura da água.
Objetivo do aquecimento da piscina
Existem diversos motivos que levam as pessoas à busca por um sistema de aquecimento.
Há quem utilize a água quente para fazer fisioterapia, há quem utilize a água quente para a prática de esportes e existe também quem prefira se divertir em uma piscina aquecida.
Na realidade, existem diversos outros usos da água quente e o sistema de aquecimento é o responsável pela concretização dessa elevação de temperatura.
O processo de aquecimento da água
O processo de aquecimento da água de uma piscina varia de acordo com o tipo de aquecedor usado. Por isso vamos falar sobre esse processo quando falarmos especificamente sobre cada um dos aquecedores, ok?
Tipos de aquecedores
Podemos separar os aquecedores de piscinas em diferentes modalidades:
Aquecedores elétricos
Os aquecedores elétricos são essencialmente equipamentos que utilizam a tecnologia do chuveiro elétrico para aquecer a piscina.
Eles funcionam basicamente com a inserção de um resistor, também chamado de resistência, na água que passa pela casa de máquinas.
A diferença entre esse tipo de aquecedor e um chuveiro elétrico é que ele aquece e mantém a temperatura de milhares de litros de água, ao contrário do chuveiro que aquece apenas algumas dezenas de litros de água por banho.
Bombas de calor
Também conhecidas como trocadores de calor, esse tipo de aquecedor também é elétrico, mas conta com um sistema chamado de “ciclo de refrigeração” sobre o qual já falamos em algumas outras publicações.
O ciclo de refrigeração, ou sistema de refrigeração, utiliza a evaporação e condensação de um fluido volátil conhecido como gás refrigerante. Esse fluido é comprimido, em um componente chamado de compressor (informalmente conhecido como “motor”) e, por isso, atinge altas temperaturas que, a seguir, troca calor com a água que passa por um componente chamado condensador.
Se o aquecedor essencialmente elétrico pode ser comparado com um chuveiro, o trocador de calor pode ser comparado com um ar condicionado.
Como assim?
É que o ar condicionado também tem como princípio de funcionamento o ciclo de refrigeração. Ele é como um primo dos trocadores de calor, das geladeiras e das câmaras frigoríficas.
Aquecedores a gás
O sistema de aquecimento a gás usado em piscinas, como você deve imaginar, elevam a temperatura da água depois de transferir a energia gerada pela combustão de um gás combustível para a água utilizando materiais conhecidos por serem bons condutores de calor.
Esse tipo de sistema também é usado em aquecedores a gás para chuveiros e o processo de aquecimento é essencialmente o mesmo.
Aquecedor solar para piscina
O solar usado em piscinas possui um processo de aquecimento que, ao invés de se basear na queima de combustível, captura a energia térmica dos raios solares e, por meio dos coletores expostos ao sol, a transfere para a água que passa pelo seus tubos internos.
Sem dúvida alguma é o método de aquecimento com o funcionamento mais barato dentre todos os aquecedores, afinal, a energia solar é gratuita e, em quase todo o território brasileiro, é algo abundante durante a maior parte do ano.
Benefícios do aquecimento da piscina
Conforto
Uma piscina aquecida não causa aquele choque térmico que se tem ao entrar na água de uma piscina fria.
Ainda que o sistema de aquecimento mantenha a água em 26 graus Celsius, essa temperatura já “quebra o gelo”, logo, entrar na piscina fica muito mais fácil e confortável.
Obviamente existe um limite, que normalmente gira em torno dos 40 graus Celsius, mas quanto mais quente a piscina fica, mais confortável e relaxante é sua utilização.
Já falamos um pouco sobre a temperatura ideal para a piscina.
Bem-estar
A água quente é um sinônimo de qualidade de vida. Tanto é que provavelmente você não toma banho gelado para relaxar, certo?
A utilização de uma piscina aquecida é mais confortável e, consequentemente, até mais frequente, quando a gente compara com a utilização da mesma piscina antes da instalação do sistema de aquecimento.
Por falar em instalação, vamos falar um pouco dessa parte?
Todo mundo sabe dos benefícios que a água aquecida traz, sendo recomendada até em tratamentos para aliviar dores nas articulações e músculos, para pessoas com osteoporose, artrite ou reumatismo, entre outras.
Ela também proporciona um estado de relaxamento, melhora o sono, a circulação sanguínea, reduz a pressão arterial, abre os poros da pele, colaborando para a regeneração e eliminação de células mortas, além de ser ótima para quem deseja praticar hidroginástica ou para alguns tratamentos de fisioterapia.
Principalmente, cada sistema possui suas particularidades, mas todos consistem na transferência de calor para a água através de um sistema, ou seja, no qual a água fria da piscina passa pelo interior do equipamento e, seja por eletricidade, gás, troca de calor ou energia solar, é aquecida e devolvida para o tanque da piscina na temperatura adequada.
Posteriormente, saiba mais sobre o funcionamento de cada sistema no tópico tipos de aquecimento de piscina.
Como Aquecimento de piscinas é basicamente a elevação elevar
você encontra uma quantidade incontável de conteúdo e nem sempre o usu Com tanto conteúdo em nosso blog, muitas vezes o internauta
Hoje vamos responder uma pergunta recorrente no mercado de aquecimento solar.
Mais comum entre pessoas que atualmente tem o aquecedor solar para banho já instalado em casa e pretendem aquecer a piscina recém construída ou a piscina antiga que é pouco utilizada justamente por não possuir aquecimento (o aquecedor solar de piscinas funciona como um ressuscitador da área da piscina e churrasqueira!).
A dúvida de hoje é a seguinte:
Pode usar o aquecedor solar de banho para aquecer a piscina?
Muitos de vocês já sabem a resposta, entretanto ainda respondemos esta pergunta muitas e muitas vezes e por isso resolvemos escrever este texto.
Usar o aquecedor solar de banho para aquecer a piscina
Pra você que não conhece bem os sistemas de aquecimento solar, vamos primeiro responder diretamente…
Não! Não se pode utilizar o aquecedor solar de banho para aquecer a piscina!
Agora que você já sabe, vamos aos porquês… O primeiro motivo é exatamente o funcionamento dos dois sistemas. O aquecedor solar para banho possui um reservatório térmico que, o aquecedor solar para piscinas não possui! Em sistemas de aquecimento solar utilizados em piscinas, o reservatório é a própria piscina!
Começando daí, você já não consegue utilizar o aquecedor solar a vácuo para aquecer a piscina.
Um outro motivo que te impede de aquecer a piscina utilizando um sistema de aquecimento solar tradicional é a composição dos coletores. Apesar de garantir a resistência do nosso coletor, não podemos utilizá-los em piscinas pois eles são feitos de cobre e este, infelizmente, é um material facilmente corroído pelo cloro presente na maioria das piscinas.
Este é, inclusive, o motivo pelo qual os fabricantes de trocadores de calor recomendam que o teor de cloro das piscinas não ultrapasse 1,5ppm, pois eles também tem componentes de cobre, logo, são danificados pela ação corrosiva do cloro.
Sabendo disso você entende o motivo pelo qual as placas do aquecedor solar de piscina são feitas de um material sintético que se assemelha à borracha. Justamente para manter sua integridade diante do poder corrosivo do cloro da piscina.
Há ainda a motobomba que se faz presente nos sistemas empregados em piscinas que, no solar para banho não é necessária. Ou seja, são vários os motivos pelos quais não é possível utilizar um aquecedor solar de banho para aquecer a piscina.
Agora que você já sabe disso, porque não entra em contato conosco e solicita uma visita para um orçamento de um aquecedor solar específico para sua piscina? Estamos sempre à sua disposição!