Como o valor da energia elétrica está relacionado com os índices da inflação, estamos vendo nas últimas décadas um aumento constante no preço da energia elétrica.
Além disso, a conscientização da população quanto às questões ambientais também tem se intensificado ao ponto de perceber que a construção de novas usinas hidroelétricas, apesar de importante para a comunidade, causa muitos danos ao meio ambiente.

Dentre os vários hábitos de uma residência comum, geralmente o que mais gasta energia elétrica é a utilização do chuveiro elétrico.
Tendo isto em mente, fica fácil perceber o porquê de instalarmos um aquecimento solar e converter este gasto em economia!
O que você gastaria aquecendo a água utilizando eletricidade, você passa a economizar com um aquecedor solar!
Mas o que é exatamente o aquecimento solar?
Ok! Comecemos do início…
O sistema de aquecimento solar
Um sistema de aquecimento solar é um conjunto de dispositivos que, juntos, conseguem aquecer água e armazená-la para utilização posterior.
Principais itens de um sistema de aquecimento solar
Um sistema de aquecimento solar tradicional possui, geralmente, os seguintes itens:
- Placas ou coletores: itens com a função de coletar o calor do sol e transferi-lo para a água. Normalmente ficam em cima do telhado ou em algum outro ponto cuja exposição ao sol é maior.
- Reservatório (ou boiler): tem como função o armazenamento da água aquecida pelas placas coletoras.
- Sistema de aquecimento complementar: item opcional que tem como função o aquecimento da água do boiler em dias chuvosos e de baixa disponibilidade de radiação solar.
O dimensionamento do sistema solar
O número de placas coletoras necessárias para o aquecimento da água dependerá do tamanho do boiler. Este cálculo é o que chamamos de dimensionamento do aquecedor solar.
Uma regra bem básica para o dimensionamento do aquecedor solar segue abaixo:
- Uma ou duas placas coletoras para um boiler de 150 litros de água.
- Duas placas coletoras para um boiler de 200 litros de água.
- Duas ou três placas coletoras para um boiler de 250 litros de água.
- Quatro ou cinco placas coletoras para um boiler de 300 litros de água.

O sistema de aquecimento complementar
O aquecimento complementar que fica dentro do boiler é normalmente feito por um resistor (comumente chamado de resistência) e é recomendado que ele seja instalado para manter a água quente em dias sem sol, com chuva, neve e outras situações onde o aquecimento solar não é facilitado.
Sem um aquecimento complementar, e nestas situações, a água tende a esfriar dentro do boiler.
Entretanto, muitas pessoas preferem manter o boiler com a resistência (sistema de aquecimento auxiliar) desligada e manter dentro de casa um chuveiro elétrico instalado. Desta forma, nos dias de chuva, neve ou pouco sol, liga-se o chuveiro elétrico para aquecer a água do banho à temperatura desejada.
Fica claro que o aquecimento solar é uma economia significante na conta de energia quando se compara o gasto antes e depois de sua instalação.
Quando se entende os danos ambientais causados pela construção de usinas hidroelétricas dá ainda mais motivação para optar pelo aquecimento solar, afinal de contas, é uma economia que contribui indiretamente para a preservação do meio ambiente.
Existe uma série de detalhes técnicos essenciais para o bom funcionamento do aquecimento solar, então, não se arrisque: conte com a WGSOL para instalar seu sistema e não ter dor de cabeça posterior ok?
Podemos inclusive lhe orientar quanto ao tipo de aquecimento solar ideal para você, fazer a instalação sem quebrar paredes e muito mais!
Fale conosco e aproveite todas as vantagens de ser um cliente WGSOL!


