Poder curtir uma piscina aquecida em casa é o sonho de muita gente. Talvez por isso a gente receba tantas vezes a mesma pergunta:
Qual a melhor forma de aquecer a piscina?
Obviamente existem opções melhores e piores, mas por aqui gostamos de informar e deixar que o cliente escolha de forma consciente.
Pensando nessa questão tão recorrente, hoje vamos falar um pouco sobre as diferentes formas de aquecer a piscina. Vamos lá?
Formas de aquecer a piscina
Provavelmente você conhece algum sistema de aquecimento elétrico. Entretanto, existem diferentes tipos de aquecedor elétrico e por isso vamos separar por tipos e por tecnologias, ok?
Comecemos pelos aquecedores elétricos…
Aquecedores elétricos
Dentre os aquecedores que usam eletricidade pra elevar a temperatura da piscina, podemos citar aqueles que têm resistores e aqueles que não têm.
Vejamos os prós e os contras.
Aquecedor elétrico baseado em resistores
Os aquecedores que possuem resistores (também chamados de resistências) funcionam de forma similar aos chuveiros elétricos.
São basicamente câmaras que permitem que a água passe entrando em contato com um resistor que, energizado, aquece a água.
Esse tipo de aquecedor eleva a temperatura da piscina de forma extremamente rápida e consome MUITA ENERGIA elétrica.
Para quem quer a piscina quente de um dia para o outro pode ser uma solução eficiente mas é preciso estar preparado para o consumo gigantesco de energia elétrica.
Aquecedor elétrico baseado em sistema de refrigeração
Aqui entram os queridos trocadores de calor. São equipamentos elétricos que aquecem a piscina de dia e de noite mas o diferencial de temperatura que entregam não é tão alto como o citado anteriormente.
Quem prefere economizar mas não abre mão da piscina aquecida pode gostar do trocador de calor pois ele consome menos energia do que os aquecedores com resistência.
Muitas vezes é usado como sistema de aquecimento auxiliar mas também pode aquecer a piscina sozinho.
Saiba mais sobre trocadores de calor:
Aquecedores a gás
Outro tipo de aquecedor de piscinas que instalamos bastante é o aquecedor a gás.
Assim como aqueles com resistores, os aquecedores a gás também aquecem a água da piscina de forma extremamente rápida.
Apesar dessa velocidade, eles consomem uma grande quantidade de gás e por isso também são muito usados como aquecedores principais.
Além da velocidade e da economia, esse tipo de aquecedor tem como ponto forte o valor reduzido do investimento inicial. Provavelmente é o mais barato entre todos os tipos.
Aquecedores baseados na luz solar
O aquecedor solar para piscinas é o sistema mais ecologicamente correto e, ao contrário do que muitos pensam, um dos mais eficientes.
Apesar de não aquecer a água durante a noite, o aquecedor solar pode elevar a temperatura da piscina rapidamente e tem o funcionamento mais barato dentre todas as opções.
Apesar de não funcionar à noite, é uma excelente opção para quem quer algo que não dê manutenção e que trabalhe de forma barata.
Qual a melhor forma de aquecer a piscina?
Bom, dito tudo isso, a melhor forma de aquecer a piscina é aquela que você escolher. Sabendo dos prós e dos contras, é importante escolher o sistema de aquecimento baseando-se nas suas necessidades.
Especialmente para academias, clínicas de fisioterapia e outros estabelecimentos que não podem deixar a piscina esfriar, costumamos sugerir que o não contem apenas com um aquecedor.
Neste cenário o cliente pode instalar um trocador de calor para trabalhar junto com um aquecedor solar para a piscina.
Contudo, cada caso é um caso e é preciso avaliar tudo com calma e no local.
Se tiver alguma questão, fale com a WGSOL. Estamos sempre à disposição pelo telefone – (31)3031-3767 – pelo email ou aqui na Avenida das Américas, 872, no Centro de Betim.