Hoje, início de Junho de 2019, podemos respirar aliviados pois a inflação aparentemente está sob controle. Já se foi a época em que ela galopava e ultrapassava os dois dígitos. Ainda assim, não temos nenhum sinal de que o preço da energia elétrica vai diminuir e por isso ainda seguimos buscando maneiras de economizar energia. Pelo contrário! A tendência do custo da eletricidade é aumentar indefinidamente.
Há cerca de 4 anos atrás escrevíamos um texto onde explicávamos os reajustes da energia elétrica em 2015. Naquela ocasião falamos sobre as alterações na conta de energia em 2015, que segundo a própria CEMIG, foi de aproximadamente 36%.
e as principais motivações do executivo para implementá-las.
Seguindo a previsão que sempre fizemos, a sua conta da CEMIG provavelmente continua aumentando. Pensando nisso, hoje trouxemos quatro sugestões para que você consiga reduzir o valor da sua conta de energia.
Isso mesmo! Se você está pagando caro na conta de luz, essa publicação é pra você!
A conta de luz
Antes de mais nada é preciso entender a conta de luz. Não adianta tentar economizar energia na sua casa deixando o telefone celular menos tempo ligado ao recarregador.
Também não faz sentido a ideia de diminuir a conta de luz retirando o despertador da tomada.
É preciso entender que a conta de luz é composta por uma série de gastos, uns menores e outros maiores.
Para conseguir reduzir a conta, é preciso atacar os maiores vilões! É preciso reduzir onde há como reduzir!
Em outras palavras, se você realmente quer diminuir o gasto mensal com energia elétrica, é preciso identificar os principais vilões da conta e trabalhar neles.
Os vilões da conta de luz
Há de se compreender que a conta de luz não é alterada por um chuveiro e por um relógio de parede com a mesma proporção. Por isso vamos focar nos principais vilões da conta. Você certamente sabe quem é o maior deles…
O chuveiro elétrico
Via de regra, o consumo do chuveiro representa o maior dentre todos os aparelhos elétricos de uma residência.
Por isso, não basta apenas reduzir o tempo no banho, até porque este tipo de atitude reduz a conta mas também reduz seu conforto, o que pode não ser a melhor solução. O ideal é reduzir o consumo do chuveiro.
Como assim reduzir o consumo do chuveiro?
Uma das formas de reduzir o consumo do chuveiro é fornecendo água já aquecida pra ele, assim você poderá desligar sua resistência e utilizá-lo como uma ducha simples!
O ar condicionado
O ar condicionado é um outro vilão que dificulta nossa empreitada para economizar energia em casa, especialmente em localidades onde o calor é mais intenso.
Mesmo aqui Betim, onde o calor não castiga tanto, as empresas e seus escritórios gastam muito dinheiro para manter o ar sempre geladinho.
Uma das formas de reduzir o consumo do ar condicionado é produzir a energia que ele consome, não acha?
Aquecedor da piscina
Clubes, academias e residências com piscinas aquecidas sabem bem que o consumo do aquecedor é elevadíssimo.
Ainda que o local conte com um trocador de calor, que é um aquecedor elétrico mais econômico, a conta de energia não vem barata.
Uma das formas de economizar com o aquecimento da piscina é utilizando o sol para fazer seu trabalho.
Mas vamos deixar de conversa e partir para a parte prática!
Como reduzir a conta de luz
Nossa receita mágica para reduzir a conta de luz passa inevitavelmente pela análise da conta.
Numa casa em que o consumo de energia se dá majoritariamente pelo chuveiro, nossa sugestão é a instalação de algum sistema de aproveitamento do sol para aquecimento da água.
Aqui, temos as seguintes opções:
- Ou contar com o aquecedor solar tradicional, aquele comumente visto no telhado de casas e empresas que tem como função aquecer a água de chuveiros e torneiras;
- Ou então contar com o aquecedor solar a vácuo, aquele que utiliza uma tecnologia superior de isolamento térmico para aquecer e manter aquecida a água usada nos chuveiros e nas torneiras.
Estas duas soluções podem praticamente anular o consumo de energia do chuveiro elétrico.
Na realidade, o benefício vai muito além do financeiro, e quem já tomou banho de serpentina ou de um sistema de aquecimento solar pode confirmar: o banho de chuveiro elétrico não chega nem perto do prazer proporcionado por um banho de água aquecida pelo solar ou por uma serpentina.
Para saber mais sobre estas soluções, acesse:
- Aquecedor solar tradicional;
- Passo a passo para instalar um aquecedor solar;
- Como escolher um bom aquecedor solar;
- Qual a diferença do aquecedor solar a vácuo para o tradicional.
Para atacar o segundo vilão que citamos, o equipamento de ar condicionado, podemos produzir a energia elétrica para que ele pare de consumir a energia da CEMIG.
Isso é possível?
É sim! O sistema que torna isso possível está acessível para todos e se chama sistema de energia solar fotovoltaica.
Ele funciona captando a energia solar e transformando-a em eletricidade. A energia elétrica produzida pode ser utilizada em todos os eletrodomésticos do local incluindo o ar condicionado, a televisão, o chuveiro, etc.
Para saber mais sobre este tipo de sistema, acesse:
- Energia Solar Fotovoltaica;
- Como funciona a energia solar fotovoltaica;
- O efeito fotovoltaico – O sol fabricando eletricidade;
- 6 benefícios da Energia Solar Fotovoltaica.
Em locais onde o maior gasto com energia elétrica se dá com o aquecimento da piscina, a solução pode passar pela instalação de um sistema de energia fotovoltaica, como este que acabamos de descrever.
Contudo, uma solução outra possível pode ser a instalação de um sistema de aquecimento solar específico para a água da piscina.
É o chamado aquecedor solar de piscinas. É um sistema de captação da energia solar cujas placas são pretas, emborrachadas, especialmente desenvolvidas para lidar com a água clorada, cujo poder de corrosão é elevadíssimo.
Já falamos bastante deste tipo de solução aqui no site e para você que quer o conhecer melhor, separamos os seguintes links:
- Aquecedor solar de piscina;
- Aquecedor solar da piscina gasta energia elétrica?;
- Diferença entre solar tradicional e de piscina;
- Dimensionamento do solar da piscina;
- Solar para piscinas em Betim.
Economizar energia em toda conta de luz
É nítido que cada caso é um caso. Não se pode ter uma receita de bolo que vai economizar energia em todos os locais.
Contudo, uma solução que parece comum é o aproveitamento da energia que o sol nos manda diária e gratuitamente para acionar os equipamentos que mais consomem eletricidade.
Estas são as maneiras de economizar energia na sua casa que a WGSOL indica.
Qualquer dúvida que tenha ficado, fale conosco!
A WGSOL está à disposição para lhe auxiliar com a redução da sua conta e com a maximização do conforto no uso dos seus equipamentos, sejam piscinas, banheiras ou chuveiros.