Por que a bomba de calor não consome tanta energia como o aquecedor elétrico?

Antes de mais nada, vamos esclarecer do que estamos falando… Para quem não sabe do que se trata uma bomba de calor e, especialmente para quem não sabe do que se trata um aquecedor elétrico de piscinas, eis a explicação:

Bomba de calor

Bombas de calor em BetimBomba de calor, ou trocador de calor, é um equipamento usado no aquecimento de piscinas, que funciona à base de eletricidade mas que tem como princípio de funcionamento, um sistema de refrigeração.

Aquecedor elétrico / Aquecedor de passagem para piscinasAquecedor elétrico

Aquecedor elétrico é praticamente um chuveiro elétrico, também conhecido com aquecedor de passagem, e é conhecido por ser extremamente eficiente e gastar muita, mas muita energia elétrica.

Para saber mais sobre os trocadores de calor, acesse: Trocadores de calor

Estes aquecedores tem seu funcionamento baseado em componentes chamados de resistores.

Normalmente chamados de “resistências”, estes dispositivos são filamentos elétricos que, com o passar da eletricidade, se aquecem e, por isso, são usados para aquecer a água que passa.

No chuveiro consome bastante energia… Imagine na piscina!

Com tudo esclarecido, vamos à questão…

Por que a bomba de calor não consome tanta energia como o aquecedor elétrico?

O que é preciso ter em mente é o que chamamos de princípio de funcionamento. Vamos fazer uma comparação…

Imagine que você tem um caminhão de brita para carregar do depósito para sua casa. Se o depósito ficar exatamente ao lado da sua casa, provavelmente a primeira coisa que você pensará é num carrinho de mão, certo?

Carregar esta quantidade de areia nas mãos é humanamente impossível pois gasta muita energia.

O mesmo vale para os aquecedores elétricos. A quantidade de energia que eles gastam é impressionantemente alta, apesar de serem extremamente velozes no aquecimento de grandes volumes de água.

Ciclo de refrigeraçãoO tal sistema de refrigeração

O interior de todo e qualquer bomba de calor é composto por um sistema baseado no ciclo de refrigeração. Este sistema utiliza o calor ambiente para preaquecer o gás do seu interior.

Este gás preaquecido entra no compressor, que consome quase a totalidade da energia que o equipamento precisa, e sai superaquecido.

Só então este gás quente entra em contato com a superfície de troca de calor, responsável pelo aquecimento da água da piscina propriamente dito.

O equipamento também precisa de uma certa quantidade de eletricidade para fazer funcionar um ventilador responsável pela retirada do ar frio (cujo calor foi usado para preaquecer o gás, lembra?) do interior do equipamento.

O aquecedor de passagem

O aquecedor de passagem pode ser explicado mostrando apenas um chuveiro elétrico. Este sistema funciona pura e simplesmente aquecendo um resistor submerso que transfere seu calor para a água que passa por ali.

Para ter uma ideia do consumo de eletricidade deste tipo de sistema, imagine seu chuveiro elétrico… Ele consome bastante energia, certo?

Agora imagine usar o chuveiro pra aquecer todo o volume de água da piscina!

É muita energia, não?

Pois é. É por isso que sempre recomendamos utilizar a energia elétrica com trocadores de calor e nunca com aquecedores de passagem.

Além de mais econômicos, os trocadores de calor são mais corretos ecologicamente, haja vista que a geração de energia tem seu custo ambiental.

Mais alguma dúvida com relação aos aquecedores de piscinas?

Se tiver, fale conosco! A WGSOL trabalha com todo tipo de sistemas para aquecimento de piscinas e também com sistemas de geração de energia: os chamados sistemas fotovoltaicos.

Trabalhamos também com banheiras e spas de primeira qualidade e vários outros assuntos relacionados: construção de piscinas de vinil, piscinas de fibra, piscinas de alvenaria, saunas, solar fotovoltaico, solar a vácuo, solar tradicional, solar de piscina e também em trocadores de calor.

Conte com quem entende! Conte com a WGSOL!

Últimos posts