O crescimento do número de instalações de sistemas de aquecimento solar no Brasil é impressionante. Já faz algum tempo inclusive que o aquecimento solar deixou de ser item de luxo e passou a fazer parte de residências das classes menos favorecidas da nossa sociedade. E como tudo neste mundo, os aquecedores solares vem evoluindo e novas tecnologias de captação e armazenamento de energia térmica vão sendo desenvolvidas.
Atualmente, o mercado nacional de aquecimento solar tem oferecido principalmente dois tipos de aquecedor solar: o aquecedor solar tradicional, (comumente chamado de aquecedor solar de placas) e o aquecedor solar a vácuo.
Aqui na WGSOL somos adeptos do aquecimento solar a vácuo e todos sabem o porquê! Escrevemos um artigo onde falamos exclusivamente das vantagens do aquecedor solar a vácuo.
Mas e você? Sabe as diferenças do aquecedor solar a vácuo para o aquecedor solar de placas? Consegue identificar qual o tipo de aquecimento ideal para sua casa?
Vamos falar a respeito dessas diferenças entre os dois tipos de aquecedores e ao final, esperamos que consiga responder a estas perguntas…
Vamos lá?
Diferença entre o aquecedor solar de placas e o aquecedor solar a vácuo
Vamos começar falando a respeito do aquecedor solar de placas, ou aquecedor solar tradicional (ou ainda convencional), que foi o primeiro sistema de aquecimento solar a ser introduzido no mercado brasileiro.
Aquecedor solar de placas
O sistema de aquecimento solar de placas é um conjunto formado, resumidamente, por um reservatório térmico e pelas placas coletoras.
Boiler do aquecimento solar tradicional
Como o próprio nome diz, o reservatório térmico, ou Boiler, é usado para armazenar a água aquecida para consumo.
Na maior parte dos modelos, sua capa exterior é feita com chapas de alumínio, que envolvem o isolante térmico, geralmente composto por lã de vidro.
O isolante térmico fica no lado externo do corpo interior do reservatório, entre a capa externa e o corpo que armazena a água de fato.
Na maioria das vezes o boiler também tem uma resistência para aquecer a água em casos extremos, quando o aquecimento pela radiação solar não é suficiente para suprir a demanda de água quente.
Se você acompanha nossas publicações sabe que não recomendamos que este dispositivo seja ligado, afinal, mesmo em dias chuvosos é possível que a água não precise de aquecimento e, se precisar, você sempre usar o chuveiro elétrico para fazer isso. No final das contas, optar pelo chuveiro elétrico em detrimento da resistência do boiler é mais econômico.
Placas coletoras do sistema de aquecimento solar tradicional
As placas, assim como o boiler, são produzidas com isolamento térmico para reduzir a perda de calor para o ambiente.
Na imagem podemos ver a constituição padrão de uma placa coletora de um sistema de aquecimento solar tradicional.
A primeira camada da placa é uma cobertura de vidro ou acrílico que serve para fechar a placa como uma “caixa de alumínio” haja vista que o ar parado é um excelente isolante térmico.
Logo em seguida está o “esqueleto da placa”, ou seja, os tubos por onde a água passa, juntamente com as aletas escuras que captam o calor do sol.
Mais abaixo está o isolante térmico, que também costuma ser de lã de vidro, colocado diretamente no fundo da placa.
Temos um texto que fala exclusivamente sobre a resistência das nossas placas. Não deixe de ver pois é impressionante!
Aquecedor solar a vácuo
Agora que já falamos sobre o sistema tradicional, vamos ao aquecimento solar a vácuo. Ele é formado, assim como o tradicional, por um reservatório térmico e por tubos captadores.
Boiler do aquecimento solar a vácuo
O boiler no aquecedor solar a vácuo tem a mesma função: armazenar a água que fora aquecida nos tubos.
Não apresenta diferenças significativas de tecnologia nem tampouco de função: é, assim como no sistema tradicional de aquecimento, como uma garrafa térmica gigante.
Tubos coletores do sistema de aquecimento solar a vácuo
Aqui está o divisor de águas, que separa a tecnologia antiga desta nova…
Ao invés de placas de captação, o aquecedor a vácuo trabalha com tubos que, ao substituir a lã de vidro pelo vácuo, possui um rendimento incrivelmente superior!
Na imagem é possível ver todas as camadas que compõem o tubo de captação do calor do sistema de aquecimento a vácuo.
A camada exterior é uma superfície antirreflexo: para não permitir que o vidro reflita os raios solares aumentando assim a absorção do calor.
A segunda camada do tubo é de fato a camada de absorção do calor.
Seguida da camada de reflexão de raios infravermelhos e mais internamente o tubo que retém, de fato, a água do sistema.
É nítida a diferença na tecnologia utilizada neste sistema quando comparado ao sistema de aquecimento solar tradicional.
Voltamos a lembrar: não deixa de ler nosso texto onde falamos das vantagens do aquecedor solar a vácuo ok?
São sistemas de aquecimento solar com o mesmo objetivo, mas com tecnologias completamente diferentes e, portanto, níveis de eficiência distintos.
Caso queira saber mais sobre o tema e conhecer de perto mais diferenças entre o aquecedor solar tradicional e o aquecedor solar a vácuo, fale conosco!
Trabalhamos com aquecimento solar tradicional e a vácuo, além de trocadores de calor e outras soluções em aquecimento.
Atendemos todo o estado de Minas e estamos aguardando sua ligação!
Grande abraço e até a próxima!