De todos os nossos produtos, talvez o mais tecnológico seja os sistemas de energia solar fotovoltaica. Eles são capazes de gerar energia elétrica a partir dos raios do sol.
Isso mesmo! É a produção de energia elétrica a partir da luz do sol!
É possível pagar o consumo de energia elétrica do chuveiro com a energia produzida com os painéis fotovoltaicos e ainda pode sobrar para o restante do consumo da casa. Na realidade, é possível economizar mais de 90% do que você gasta de eletricidade com este tipo de alternativa energética.
Funcionamento da energia solar fotovoltaica
O sistema fotovoltaico produz energia elétrica por meio das células fotovoltaicas. Elas são pequenos componentes feitos de certos materiais que, além de outras características específicas, conseguem transformar a luz do sol em em energia elétrica.
Essa transformação é possível devido ao conhecido efeito fotovoltaico. Nos dias atuais, o material mais usado para tirar proveito do efeito fotovoltaico é o Silício.
As células fotovoltaicas, quando expostas à luz do dia, absorvem a energia e a transferem para os elétrons que, a partir de então ganham uma enorme capacidade de “se movimentar” gerando a corrente elétrica.
Aproveitando a luz do sol para gerar energia elétrica
É possível aproveitar a luz solar para geração de energia de várias formas diferentes. Contudo, uma das maneiras mais utilizadas é a montagem de painéis solares.
Estes painéis são posicionados no local visando a máxima exposição solar. Normalmente esta posição fica no telhado mas é possível construir estruturas para sustentá-los em qualquer situação.
Assim como no sistema de aquecimento solar tradicional ou no sistema de aquecimento solar a vácuo, a direção e o ângulo de inclinação das placas são extremamente importantes para maximizar a eficiência deste tipo de sistema.
Zerando a conta de energia com painéis fotovoltaicos
Você pode reduzir sua conta de energia em mais de 90% mas na condição atual não é possível zerar a conta de luz.
Por quê?
A maior parte das empresas de energia, e isto inclui a nossa CEMIG, cobram um valor mínimo simplesmente pelo fato de ter você conectado à rede. Além disso, o custo da taxa de iluminação pública é cobrado mensalmente de todos, com ou sem sistema de energia solar fotovoltaica.
Por outro lado, além de economizar mais de 90% de tudo aquilo que você paga para a CEMIG hoje, você fica imune em caso de racionamento, como o que aconteceu em 2001, quando havia multa para pessoas que consumissem muita energia.