Se você está pensando em comprar aquecedor solar para piscina, não pode deixar nada passar em desapercebido!
Tudo tem que ser bem pensando para que no final das contas, o resultado seja uma piscina confortável e tranquila, que não gere dores de cabeça!
E é pensando nisso que alertamos para a necessidade de contar com uma empresa especializada em aquecimento.
Aquecer uma piscina demanda uma série de conhecimentos e, mais do que isso, uma bagagem de experiência sólida para enfrentar toda e qualquer adversidade.
Uma das etapas mais importantes na hora de aquecer a piscina com energia solar é o dimensionamento do sistema.
Dimensionamento do aquecedor solar da piscina
Em piscinas residenciais instaladas em locais mais quentes, por via de regra precisamos de pelo menos 60% da área da piscina em placas coletoras.
Em outras palavras, se sua piscina em Betim tem 5 x 5 x 1 (5 metros de largura, 5 metros de comprimento e 1 metro de profundidade) o ideal seria utilizar pelo menos 15 metros quadrados de coletores.
Em regiões como São Paulo, onde o clima é mais frio do que Betim ou Belo Horizonte, vale utilizar pelo menos 80% da área da superfície da piscina em placas coletoras.
Em outras palavras, se sua piscina em São Paulo tem 5 x 5 x 1, (5 metros de largura, 5 metros de comprimento e 1 metro de profundidade) o ideal seria utilizar pelo menos 20 metros quadrados de placas coletoras.
Já quando se tratar de regiões muito frias, a ideia é ter pelo menos a área da piscina em coletores, ou seja, numa piscina de 25m², ter 25 ou 30m² de coletores para captar a energia solar.
É claro que na hora de dimensionar o sistema existe uma gama de outros fatores que devem ser levados em consideração para que a piscina seja aquecida mesmo nos dias mais frios.
Aquecimento auxiliar
Além do bom dimensionamento do sistema, é sempre válido adquirir também um sistema de aquecimento auxiliar para que, nos dias de chuva ou em caso de um período muito longo sem sol forte, você não dependa somente do solar para ter a piscina aquecida à temperatura que deseja.
Como aquecimento auxiliar, recomendamos a utilização do trocador de calor.
Trocadores de calor são equipamentos destinados ao aquecimento de água que funcionam com base num sistema de refrigeração.
Basicamente, são sistemas frigoríficos que aproveitam o calor e tem como “resíduo” um ar gelado.
Contudo, o usuário que tiver necessidades especiais quanto à temperatura da piscina, deverá informar à nossa equipe para que tudo seja levado em consideração.
Por via de regra para aumentar a performance do sistema, basta acrescentar placas ao conjunto de coletores.
Quanto mais placas seu sistema tiver, mais rápido ele conseguirá aquecer a piscina e/ou menos sol será necessário para isso.
Para saber mais sobre o dimensionamento do aquecedor solar, confira o texto:
Um outro ponto que é super importante na hora de aquecer a piscina diz respeito à capa térmica.
Capa térmica para aquecer a piscina
A capa térmica, apesar de ser considerada opcional, é fortemente recomendada uma vez que sem ela a piscina tende a perder muito calor para o ar ambiente.
A não ser que sua piscina seja coberta, é bom você prever a instalação de uma capa para amenizar o trabalho do aquecedor solar especialmente nos dias que sol permanecer tímido atrás das nuvens.
Se você observar todos estes pontos você provavelmente não terá problemas!
Para não ter que se preocupar demais, conte com uma empresa especializada em aquecimento solar para elevar a temperatura da sua piscina!
A experiência é quase que meio caminho andado para não ter problemas com o sistema de aquecimento de sua piscina.
A WGSOL trabalha com aquecedor solar para piscinas em Betim e toda região metropolitana de Belo Horizonte.
Estamos sempre à disposição na Avenida das Américas no número 872, aqui no centro de Betim/MG, ou nos telefones: (31)3031-3767 e (31)3532-3574. Fale conosco!