Existem dois tipos diferentes de sistemas de aproveitamento da energia solar térmica: os sistemas ativos e os sistemas passivos.
Um sistema de aquecimento solar passivo não precisa de equipamentos para a circulação da água em seu interior.
Imagine o interior do seu carro aquecendo quando ele está parado sob o sol. Um sistema passivo de aquecimento solar é mais ou menos por aí…
Um sistema de aquecimento solar ativo precisa de equipamentos que realizem a circulação forçada da água em seu interior para que possa absorver e armazenar a radiação solar.
Basta imaginar que, seguindo o exemplo do carro, um sistema de aquecimento solar ativo funciona como o aquecedor do seu carro, que gasta certa quantidade de energia para fazer funcionar o dispositivo que eleva a temperatura interna do carro.
Usinas de energia solar térmica
Usinas de energia solar térmica são sistemas ativos de aquecimento solar, e ainda que existam alguns diferentes tipos de usinas existem também seus pontos em comum.
Num dos tipos de usinas de energia solar térmica, espelhos refletem e concentram a luz do sol e os receptores coletam esta energia solar e a convertem em energia térmica.
Um gerador pode ser usado para produzir eletricidade a partir desta energia térmica.
O tipo de usina de energia solar térmica mais comum, incluindo a grande usina do deserto da Califórnia, utiliza um design parabólico para coletar a radiação solar.
Estes coletores são conhecidos como sistemas concentradores lineares, e os maiores existentes atualmente são capazes de produzir 80 megawatts de eletricidade, de acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Estas usinas são como gigantescas parabólicas espelhadas, com mais de 900000 espelhos alinhados da melhor maneira possível para o aproveitamento da luz do sol. Normalmente, nestas grandes usinas, estes refletores são móveis e podem se realinhas de acordo com a posição do sol, assim como fazem os gira-sóis.
Devido ao seu formato, este tipo de usina pode atingir temperaturas de operação de até 400 ºC, potencializando os raios solares de 30 a 100 vezes mais que sua intensidade normal.
Esses raios solares são direcionados para um aquecer um fluído que produz vapor quando aquecido. Este vapor então gira uma turbina que é capaz de produzir, com sua energia cinética, energia elétrica em grande escala.
Enquanto estas usinas de espelhos parabólicos podem funcionar a pleno vapor, eles são frequentemente utilizados em conjunto com combustíveis fósseis.
Assim como nos chuveiros residenciais que tem energia solar ainda mantém-se a resistência do chuveiro sempre pronta para aqueles dias de muito movimento na casa ou pouco aquecimento solar disponível…
Um outro sistema de aquecimento solar utilizado em usinas de energia solar são as torres de aquecimento. Estas torres contam com milhares de espelhos planos que também se movem de acordo com o posicionamento do sol para concentrar sua radiação na torre receptora.
Assim como nas usinas de espelhos côncavos, as usinas com torres de aquecimento trabalham com o aquecimento de um fluido que gera vapor e pode converter a energia cinética de uma turbina em eletricidade.
A energia solar térmica em Minas Gerais é limpa e confiável: o sol é abundante durante grande parte do ano, exceto durante a noite, é claro.
A WGSOL – Aquecimento Solar em Minas Gerais, trabalha com aquecimento solar a vácuo e aquecimento solar tradicional.
Para qualquer dúvida com relação ao aquecimento solar, especialmente aquecimento solar em Betim e região, fale conosco! Estamos sempre à disposição!