Vamos mudar um pouco de assunto, porque nos últimos dias só temos falado sobre energia solar fotovoltaica, e passar a falar um pouco para nossos clientes e amigos que tem ou querem ter uma piscina em casa.
Se estiver na dúvida sobre o tipo certo de piscina para você, dê uma lida nos seguintes conteúdos:
Depois de tomar a decisão sobre o tipo da piscina, vem uma segunda fase de escolhas onde você deverá optar pelos equipamentos da piscina. A instalação da casa de máquinas deve considerar o menor custo e esforço possível para manter sua piscina limpa.
Pensando nisso, hoje vamos reunir aqui alguns dos equipamentos que facilitam a limpeza da piscina e tornam este trabalho de manutenção uma tarefa mais amena e possível de ser realizada por qualquer pessoa.
Equipamentos que facilitam a limpeza da piscina
O primeiro dos equipamentos diz respeito à desinfecção da piscina. A desinfecção, para quem não sabe, é um dos três pilares para uma piscina saudável.
É ela que evita a proliferação das algas, que deixam a piscina esverdeada.
É a desinfecção que evita o desenvolvimento das bactérias que promovem doenças e infecções na piscina.
Já deu pra perceber que a desinfecção da piscina é coisa séria, não é mesmo?
Agora que você entendeu a importância, vamos ao equipamento em questão…
Gerador de ozônio
O ozônio é um agente desinfetante milhares de vezes mais potente do que o cloro. Sim, isso mesmo! Para ser um pouco mais preciso, o ozônio é cerca de 3200 mais potente que o cloro usado em piscinas.
Além de ser mais potente, quando adicionado à água, em poucos segundos ele se transforma em oxigênio, que não tem nenhum efeito prejudicial à nossa saúde.
Por estas e outras nós sempre recomendamos a instalação de um sistema de desinfecção baseado no uso do gás ozônio. A água da piscina fica extremamente cristalina e muito, mas muito mais fácil de manter limpa.
Timer ou temporizador
O timer, ou temporizador, é um dispositivo barato e muito útil para quem não quer ter muito trabalho para manter a piscina limpa.
O trabalho dele é seguir uma programação para ligar e desligar o conjunto filtrante da piscina.
Se você deixar este trabalho para a sua própria mente, é muito provável que acabará esquecendo várias vezes e a qualidade da água vai mostrar isso.
Por isso recomendamos a instalação de um temporizador programável que consiga ligar e desligar o filtro da piscina nos horários previamente definidos.
Existem alguns equipamentos da casa de máquinas, como alguns modelos de trocadores de calor, que possuem esta função. Neste caso, o timer fica absolutamente dispensável.
Dosador de cloro ou clorador automático
Além do timer e apesar do gerador de ozônio, é sempre bom ter um dosador de cloro para manter o residual de cloro livre na piscina sempre no valor ideal, que é 0,5 PPM caso você tenha um ozonizador.
A desinfecção da piscina feita pelo gerador de ozônio é super eficiente mas não fornece um residual de proteção, uma proteção passiva. Este tipo de proteção só existe com o cloro, bromo ou outros produtos adicionados à piscina.
Para não ter que se preocupar com a adição manual de cloro na água, conte com um dosador automático e fique tranquilo. Só se preocupe com os dias de tranquilidade na piscina!
Por falar em cloro, não deixe de ler nosso texto onde falamos sobre a escolha certa do melhor cloro para sua piscina:
Conclusão – Três equipamentos para facilitar a limpeza da piscina
São eles:
- Gerador de ozônio
- Timer
- Dosador de cloro
Com estes três itens a limpeza da piscina ficará “mamão com açúcar” e seus momentos de tranquilidade à beira da piscina serão garantidos!
Se você tem alguma dúvida, fale com a gente! A WGSOL trabalha com construção de piscinas de fibra, piscinas de vinil e piscinas de alvenaria em todo o estado de Minas Gerais. Nossa sede é em Betim, na grande BH. Se quiser passar por aqui, fique à vontade!