Mesmo não sendo uma das tecnologias mais recentes, a energia solar fotovoltaica ainda é motivo de muitas dúvidas para o público em geral.
Hoje já são milhares de sistemas que geram sua própria energia a partir dos raios solares mas ainda assim, muita gente segue acreditando em mitos e meias verdades.
Pensando nisso, hoje viemos desmitificar o assunto e jogar um pouco de luz sobre esta discussão que envolve tanto “disse-me-disse”.
Mitos que envolvem a energia solar fotovoltaica
Seja por falta de mão de obra especializada, ou pela facilidade de divulgação de mentiras, nos dias de hoje existem muitos mitos relacionados à energia fotovoltaica. Vamos esclarecer alguns deles…
O sistema fotovoltaico gera energia 24h por dia
MENTIRA! É óbvio que, se o sistema utiliza os raios do sol para produzir eletricidade, ele não funcionará no período noturno. Além disso, se, por algum motivo, a incidência solar nas placas coletoras estiver baixo, a energia gerada será proporcionalmente baixa.
Por este motivo, locais que possuem os coletores fotovoltaicos como única fonte de eletricidade precisam de um conjunto grande de baterias para armazenar a energia gerada para o consumo noturno.
Quando o sistema está conectado à rede da CEMIG, não se faz necessária a utilização de baterias uma vez que a energia excedente pode ser vendida para a concessionária de energia e, durante a noite, a energia pode ser fornecida por esta concessionária.
O coletor fotovoltaico gera energia em dias nublados
VERDADE! O sistema é impressionantemente eficiente! Mesmo nos dias com muitas nuvens, aquele céu cinza, fechado, a energia continua sendo produzida, ainda que em menor grau.
As placas conseguem produzir energia nos dias sem sol e também nos dias chuvosos!
Posso instalar o sistema de energia fotovoltaica sozinho
MENTIRA! Talvez este seja o maior de todos os mitos! É preciso contar com uma empresa ou um profissional especializado para elaborar um projeto, analisar a melhor localização das placas, avaliar possíveis riscos e encontrar as melhores condições para a instalação.
Para o momento da instalação de fato, equipamentos de proteção individual são indispensáveis! Se os coletores forem colocados no telhado, a altura representa um risco a se considerar. Contudo, independente da localização, sempre que o kit fotovoltaico for ligado à rede, é INDISPENSÁVEL contar com especialistas!
Como se não bastasse, para ligar o kit fotovoltaico é preciso conseguir a autorização da CEMIG e apenas profissionais do setor energético tem a possibilidade de pedi-la.
Um kit fotovoltaico eleva o valor da minha casa
VERDADE! Se quiser valorizar seu imóvel, além de garagens, piscinas e outros itens, você pode verificar a possibilidade de instalar um sistema de geração de energia, afinal, os compradores certamente olharão estes itens com bons olhos.
Além da questão ambiental, que está cada dia mais em pauta, a ideia de ser uma casa que gasta pouco com a CEMIG deixa qualquer um animado, não é mesmo?
De acordo com um estudo feito nos Estados Unidos, os compradores de imóveis pagam uma média de quatro dólares a mais para cada watt que a casa for capaz de gerar através da energia do sol.
Depois de instalar o gerador fotovoltaico, não se pode retirá-lo
MENTIRA! Assim como o aquecedor solar para piscinas, ou o aquecedor solar tradicional, os sistemas de energia fotovoltaica podem ser removidos sem maiores problemas. É possível retirar as placas e todo o sistema fotovoltaico. Se você for mudar ou se preferir fazer a instalação do sistema numa outra casa ou empresa, basta levá-lo contigo.
Nossa única recomendação é que continue contando com uma empresa especializada neste tipo de trabalho, afinal de contas, depois de ligado, ele estará conectado à rede elétrica da CEMIG e qualquer alteração envolve riscos!
Mitos e verdades sobre a energia solar fotovoltaica
Estes são apenas alguns dos mitos que envolvem este tipo de sistema de geração de energia. Se você tem alguma dúvida, fale com quem entende, fale conosco! A WGSOL trabalha com a instalação de sistemas fotovoltaicos e está sempre à sua disposição para ajudar com o projeto, com a instalação e com quaisquer assuntos relacionados com a energia solar.