O efeito fotovoltaico – O sol fabricando eletricidade

A tecnologia de transformação de energia solar em energia elétrica ainda dá um nó na cabeça de muita gente. Para jogar um pouco de luz sobre o assunto, fizemos um artigo falando um pouco sobre os mitos e verdades da energia solar fotovoltaica.

Ainda assim, muito se pergunta sobre o princípio de funcionamento do solar fotovoltaico. Pensando nisso, hoje resolvemos esclarecer algumas dúvidas demonstrando o funcionamento da geração de energia a partir da luz solar.

Quer saber como funciona essa geração de eletricidade? Vem com a gente!

O efeito fotovoltaico

Chamamos de efeito fotovoltaico a geração de corrente elétrica a partir da exposição de um determinado material à luz do sol. Esta é a definição do efeito fotovoltaico que, na prática, muitos já conhecem.

Contudo, sabemos que nem todos são familiarizados com a ciência que envolve a luz e a física assim como o descobridor do efeito fotovoltaico, por isso permanece uma névoa de incertezas sobre seu funcionamento e ninguém sabe muito bem explicar por que acontece esta geração de energia.

Como assim? É só colocar a placa no sol que ela passa a dar choque?

Vamos explicar com calma…

Como funciona o efeito fotovoltaico

Efeito fotovoltaicoPara entender o funcionamento do efeito fotovoltaico, é preciso ter em mente que a luz solar é composta de fótons. Podemos tratar os fótons como partículas de energia.

Estas partículas contêm quantidades diferentes de energia de acordo com os vários comprimentos de onda do espectro do sol.

No momento que estas partículas de energia solar atingem uma célula do coletor fotovoltaico, elas podem ser refletidas, podem ser absorvidas ou ainda podem atravessar o material.

Os fótons que geram este corrente elétrica são somente aqueles absorvidos pelo coletor. Assim que eles são absorvidos, a energia do fóton é transferida para um elétron em um átomo da célula. Quando isto acontece com um fóton apenas, não há utilidade nenhuma. Entretanto, quando isto acontece numa escala maior, gera-se a tão desejada corrente elétrica.

O inversor do sistema fotovoltaico

O efeito fotovoltaicoNos sistemas com os quais trabalhamos, esta corrente elétrica produzida é direcionada, através de uma fiação própria, para um dispositivo chamado de inversor.

O inversor se faz necessário uma vez que a corrente elétrica utilizada por chuveiros, televisões e outros dispositivos residenciais, é a corrente alternada. E a corrente que sai das células fotovoltaicas presentes nos coletores é uma corrente contínua.

Para saber mais sobre a diferença da corrente contínua para a corrente alternada, acesse o link:

Depois que a energia passa pelo inversor, ela já está pronta para ser direcionada para os equipamentos que precisam de alimentação.

Chuveiros, televisões, rádios, luzes, motores de portões eletrônicos, tudo pode ser alimentado com a energia elétrica gerada a partir dos raios solares.

É assim que a gente reduz a sua conta de energia: produzindo energia durante o dia para que você possa utilizá-la de dia e também à noite, por que não?

Se ficar com alguma dúvida relacionada à energia solar fotovoltaica, ou mesmo sobre os sistemas de aquecimento solar tradicional, solar para piscina ou solar a vácuo, fale com a WGSOL. Estamos na Avenida das Américas no número 872, no centro de Betim. Se preferir ligar, estamos disponíveis nos telefones (31)3031-3767 e (31)3532-3574.

Últimos posts