Quanto dura um solar fotovoltaico

Muito se pergunta sobre a durabilidade do solar fotovoltaico. E, sinceramente, não é uma pergunta tão simples quanto parece.

Se você se contentar com uma resposta simplista, pode anotar aí: a vida útil de um solar fotovoltaico é superior aos 30 anos.

Isso mesmo! O solar fotovoltaico produz energia elétrica para suprir suas necessidades por mais de 30 anos ininterruptamente!

Mas se você for detalhista como a gente, deve começar a se perguntar algumas questões…

O que tende a estragar primeiro num sistema fotovoltaico?
Como a bateria do solar fotovoltaico, por exemplo, pode durar todo este tempo?
O que aumenta e o que diminui a vida útil do solar fotovoltaico?

Para responder estas e outras questões, hoje vamos conversar um pouco sobre a vida útil dos solares fotovoltaicos.

O que determina a vida útil do sistema fotovoltaico

Durabilidade do solar fotovoltaicoAntes de ir direto ao ponto, é importante dizer que esta dúvida geralmente vem de pessoas que conseguem realizar a diferença do investimento em produção de energia elétrica e o investimento feito na compra de um carro, por exemplo.

O carro, ao contrário do solar, desvaloriza e, se você não fizer nada, ele também não produz nenhum tipo de economia ou receita.

Como se não bastasse este diferencial, os sistemas de produção de energia a partir da luz solar também são ecologicamente corretos e oferecem segurança à sua residência, afinal de contas, se a CEMIG parar de oferecer energia por um período você poderá continuar com seus equipamentos funcionando com a energia que você mesmo produziu.

Mas, enfim, vamos do ponto central deste texto: a durabilidade do sistema fotovoltaico.

Como funciona a vida útil deste tipo de equipamento

Os painéis solares usados na produção de energia possuem, na realidade, uma garantia de desempenho.

Para facilitar o controle, e também pelo fato de raramente apresentarem defeitos, estes sistemas fotovoltaicos trabalham com a garantia de que a performance de 80% durará pelo menos 25 anos.

Na prática, isso significa que nos primeiros anos o sistema renderá excepcionalmente bem e com o passar do tempo esta eficiência vai caindo lentamente. Dentro de 25 anos, o sistema deve permanecer com o desempenho de pelo menos 80% daquela performance original. É um padrão de garantia usado em todo o planeta para determinar a qualidade deste tipo de equipamento.

Mas por que o solar perde eficiência com o passar do tempo?

O solar fotovoltaico perde eficiência com o passar do tempo pois todo e qualquer material sofre um desgaste natural.

Uma mangueira ao sol tende a ressecar. Uma tinta branca sob o sol tende a ficar amarelada. Uma pasta sob o sol tende a secar e endurecer.

É assim que as placas solares perdem sua performance com o passar do tempo.

Mas atenção: ela perde apenas 20% do desempenho num prazo de 25 anos! Não acontece do dia pra noite!

Numa outra publicação vamos falar com um pouco mais de profundidade sobre a perda de performance dos coletores. Por agora, tenha em mente que esta deterioração acontece mas num nível irrisório, imperceptível no curto prazo!

Quanto o coletor perde de performance a cada ano

Em termos práticos, e suprimindo uma série de variáveis que deveriam entrar neste cálculo, o coletor fotovoltaico perde menos de 3% de performance no primeiro ano e a partir de então passa a perder performance numa taxa de menos de 1% por ano.

Ainda em termos práticos, podemos estimar que um sistema fotovoltaico dura mais de 50 anos de idade!

Isso mesmo! Mais de cinquenta anos produzindo energia a partir do sol!

Energia Solar FotovoltaicaHoje, em 2018, painéis produzidos na década de 80 ainda produzem energia com pelo menos 50% da performance inicial.

Com toda a evolução da tecnologia de produção de células fotovoltaicas, é possível presumir que os painéis atuais consigam trabalhar por mais de 50 anos sem perder 50% de sua eficiência energética.

Apesar de ser uma estimativa, está longe de ser um mito! É perfeitamente possível que dentro de algum tempo, em torno de 50 anos, nós encontraremos placas funcionando muito bem e com mais de 50% da performance inicial.

Vale ressaltar que não é possível ser absolutamente certeiro nesta estimativa porque o efeito fotovoltaico é relativamente novo e ainda não temos equipamentos tão velhos assim.

É uma tecnologia tão recente que ainda existem mitos que confundem a cabeça de quem procura entender do assunto. Se quiser conhecer alguns dos principais mitos sobre o assunto, confira nosso texto:

Respondendo às questões iniciais

O que tende a estragar primeiro num sistema fotovoltaico?

Num sistema fotovoltaico, o que deve precisar de manutenção mais rapidamente é o conjunto de baterias. Normalmente elas não chegam a durar 15 anos.

Como a bateria do solar fotovoltaico, por exemplo, pode durar todo este tempo?

A bateria não dura mais de 15 anos, em nenhuma circunstância! É importante trocá-la com alguma frequência que pode variar entre 3 e 15 anos.

O que aumenta e o que diminui a vida útil do solar fotovoltaico?

Diversas coisas podem influenciar na durabilidade do solar e uma das que podem fazer uma diferença grande é a proteção contra descargas elétricas provenientes da rede.

A temperatura muito elevada durante o funcionamento também pode danificar alguns dos componentes do sistema.

Conclusão – Quanto tempo dura um solar fotovoltaico?

Na prática, mais do que você imagina. Sendo o mais preciso possível, dura mais de 50 anos com uma perda gradual de performance.

Se você tem alguma dúvida, fale com quem entende, fale com a WGSOL. Trabalhamos com instalação de sistemas fotovoltaicos e também de uma série de outros equipamentos feitos para economizar energia: trocadores de calor, aquecedor solar residencial, aquecedor solar a vácuo, aquecedor solar para piscinas e vários outros.

Estamos sempre à sua disposição para ajudar com o projeto, com a instalação e com quaisquer assuntos relacionados com a energia solar.

Últimos posts