3 dicas para melhorar a performance do aquecedor solar

Ao longo de toda essa caminhada, vários anos trabalhando com sistemas de aquecimento solar residencial e para piscinas, já vimos muitos equívocos e instalações mal feitas.

Contudo, mesmo nas instalações feitas sob a luz das boas práticas, é possível identificar alguns detalhes que poderiam aumentar a performance do aquecedor solar.

São pequenas alterações, pequenas escolhas que podem fazer com que o aquecedor consiga retirar o máximo da radiação solar.

Pensando nisso, hoje vamos listar aqui pelo menos 3 dicas para que seu aquecedor solar funcione de maneira mais eficiente.

Localização das placas do solar

Placas coletoras do aquecedor solarUma das principais dicas para aumentar a performance do aquecedor solar, tanto do residencial quanto do solar da piscina, se refere à localização dos coletores.

O que acontece é que a instalação das placas geralmente é feita no telhado, da residência ou algum telhado que fique próximo à piscina, caso seja um solar usado no aquecimento da piscina.

A dica aqui é observar se este telhado realmente é a melhor opção para abrigar as placas.

Especialmente em sistemas usados no aquecimento de piscinas, pode ser melhor usar uma pequena estrutura metálica ou mesmo de alvenaria para instalar as placas num outro local que não seja o telhado.

A ideia na realidade não é evitar a instalação das placas coletoras no telhado. O centro da questão é evitar ficar preso à localização do telhado pois ele pode não ser a melhor opção.

Dimensionamento do solar

Uma segunda dica para otimizar o aquecedor solar é não deixar de levar em consideração fatores como a incidência do sol, a temperatura ambiente, a existência de sombra nas placas, o uso da piscina (ou a quantidade de banhos diários) na casa e por aí vai.

O cerne da questão aqui é fazer um dimensionamento correto. Simples assim. Vemos muitas instalações que não levam em consideração, por exemplo, a quantidade de usuários na piscina…

Em piscinas pouco utilizadas este fator realmente pode não fazer a diferença mas em piscinas com o uso mais intenso, vemos que a reposição de água causada pela entrada e saída excessiva de usuários na piscina, acaba fazendo com que o aquecedor solar não consiga manter a temperatura da água no verão e nas férias escolares.

Considerar a existência de ventanias também pode fazer a diferença caso sua piscina fique num local muito alto ou que recorrentemente lida com ventos fortes e constantes.

Além de instalar a capa térmica, é interessante, durante o dimensionamento, levar em consideração que enquanto a piscina é usada ela não fica coberta e, consequentemente, terá sua temperatura fortemente influenciada.

Saiba mais sobre o dimensionamento de sistemas de aquecimento solar:

Limpeza das placas

Manter a placas do aquecedor solar sempre limpar é uma dica de ouro. Conforme o tempo vai passando e a sujeira vai se acumulando, a performance do sistema reduz consideravelmente.

Por ser uma limpeza simples e fácil de fazer já que não exige nenhum equipamento específico nem tampouco produtos químicos específicos, é uma dica perfeitamente aplicável em qualquer situação.

Se o seu aquecedor solar estiver bem dimensionado você pode até não perceber a necessidade de fazer a limpeza. Entretanto, se seu sistema não está rendendo bem, um dos motivos que precisam ser verificados é exatamente o estado dos coletores.

Saiba mais sobre a limpeza das placas do solar:

Essas são as três dicas que você pode observar para ter um sistema de aquecimento solar de alta performance.

Se seu objetivo é ter o sistema funcionando sempre perfeitamente, conte com uma empresa séria para instalar e fazer a manutenção do seu solar.

Fale conosco! Trabalhamos com aquecimento solar tradicional, aquecimento solar a vácuo e também com sistemas de aquecimento solar para piscinas. Temos o conhecimento necessário e uma experiência que nos permite garantir sua satisfação!

Últimos posts