Energia solar no Japão

Não é difícil perceber que o mercado de energia solar no Brasil continua em plena ascensão! Mas e em outros lugares do mundo? Já se perguntou sobre a quantidade de casas que utilizam energia solar em outros lugares?

Hoje vamos falar especificamente sobre uma cidade do Japão, chamada Ota, localizada na província de Gunma a pouco mais de 130 quilômetros da capital Tokyo. Será que utiliza-se energia solar por lá?

Energia solar em Ota, Japão

Energia solar no JapãoA cidade de Ota conta com cerca de 250000 pessoas e sua economia é basicamente industrial, em especial indústrias automobilísticas, de maquinários e eletrônicos. A cidade é, inclusive, o local de origem da montadora automobilística Subaru, oitava colocada no ranking das montadoras de automóveis japoneses atualmente.

Com o desenvolvimento industrial da região de Ota, a cidade passa de típica cidade interiorana japonesa para uma cidade moderna, industrial e focada na produção de tecnologia.

Vários condomínios residenciais foram construídos para acomodar os novos moradores que chegam para trabalhar na cidade. Estas construtoras, pensando no grande impacto ambiental que as obras de modernização iriam causar à cidade, (mas não somente nisto), desenvolveram projetos sustentáveis incluindo investimentos em energias renováveis.

Com auxílios fiscais do governo japonês, as construções receberam sistemas para captar a energia solar para produzir energia elétrica – os chamados “painéis solares fotovoltaicos“. Estes painéis tem a capacidade de, com a incidência solar, produzir determinada quantidade de energia elétrica que é armazenada em baterias e pode ser usada para consumo da própria casa e caso ainda sobre energia, poderá ser jogada na rede e “vendida” para a companhia de energia da cidade.

Ota conta, atualmente, com mais de 1000 casas com estes painéis de energia fotovoltaica, sendo considerada nos dias de hoje a “cidade da energia solar”, pois grande parte da energia utilizada pela cidade como um todo é produzida pela energia solar captada nos telhados das residências.

Estes painéis de energia solar fotovoltaica são muitas vezes confundidos com os coletores solares térmicos, utilizados somente para o aquecimento de água.

 

Para que você não confunda a energia solar fotovoltaica com o aquecedor solar tradicional ou o aquecedor solar a vácuo, vamos deixar bem claro…

Sistema de energia solar fotovoltaica

O sistema de energia fotovoltaica é feito de módulos conectados que, em geral, produzem a quantidade de energia necessária para manter a residência.

Toda a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos pode ser transformada para o padrão de energia utilizado nas residências, através do chamado “inversor”. O inversor do sistema de energia solar fotovoltaica serve para permitir que qualquer eletrodoméstico possa ser utilizado com a energia produzida pelos painéis.

Vale tomar um cuidado com o chuveiro, o ar condicionado e o ferro elétrico, além de alguns outros equipamentos que consomem grande quantidade de energia em curtos períodos de tempo. Este sistema é mais adequado para lâmpadas econômicas, aparelhos de TV e rádio, e outros equipamentos de baixo consumo de energia.

Energia solar que produz energia elétrica

O sistema fotovoltaico utilizado na cidade japonesa Ota, além de não danificar o meio ambiente, propicia uma grande redução na conta de energia elétrica, uma vez que toda energia produzida pode ser armazenada em baterias e utilizada inclusive em períodos de indisponibilidade da rede de energia elétrica padrão.

Já imaginou continuar usando a energia elétrica mesmo quando a companhia energética estiver realizando alguma manutenção na rede? É um sonho que já é realidade para a maioria da população de OTA!

A energia guardada nas baterias pode inclusive ser vendida para a empresa de energia elétrica! Geralmente durante o verão, quando o Japão tem um período de altas temperaturas e a produção de energia supera o consumo das casas. Fala-se em torno de aproximadamente R$100 por mês de lucro com a venda da energia para a empresa energética durante este período mais quente do ano. Nos períodos de menos radiação solar, este valor cai pela metade…

Bom, espero que tenham gostado do texto sobre a utilização da energia solar no Japão. E não se esqueça: aqui no Brasil, em Minas gerais, aquecimento solar é com a WGSOL! Se precisar, fale conosco! Estamos sempre à disposição!

Últimos posts