Muito se fala na utilização da energia solar para o aquecimento de água e todos nós sabemos que para isso basta instalar um sistema de aquecimento solar, certo? Contudo, você sabe como funciona um aquecedor solar tradicional? Sabia que ele não funciona exatamente da mesma maneira que o aquecedor solar para piscina?
Já falamos aqui sobre as diferenças entre o aquecedor solar tradicional e a vácuo, mas nunca citamos o que determina se um aquecedor solar pode ou não ser usado para aquecer a água da piscina.
Sendo assim, ao longo desse texto pretendemos mostrar as principais diferenças entre um sistema de aquecimento solar para banho e um sistema de aquecimento solar utilizado em piscinas.
Vamos começar falando sobre o aquecedor solar para banho?
Aquecedor solar para banho
Um aquecedor solar utilizado para aquecer a água do chuveiro trabalha da seguinte forma: os coletores que ficam expostos ao sol captam a energia solar e a transfere para a água que circula naturalmente em seu interior. Assim que esta água é aquecida ela sobe para o reservatório térmico, que por sua vez fica, em geral, escondido das intempéries sob o telhado. A água fica no reservatório até que haja a necessidade de utilizá-la. Quando chega este momento, ela sai do reservatório direto para o chuveiro ou outro dispositivo que esteja com o registro aberto. Assim que esta água sai, entra mais água no reservatório térmico (proveniente da caixa d’água) para que não falte água aquecida.
Não tem mistério! Este é, resumidamente, o funcionamento de um sistema de aquecimento solar para banho. Vejamos agora o funcionamento do sistema de aquecimento solar para piscinas…
Aquecedor solar para piscina
Um aquecedor solar utilizado para aquecer a água da piscina funciona basicamente da mesma maneira, entretanto, você não possui um reservatório térmico sob o telhado para armazenar a água aquecida pelos coletores. Na realidade, quem faz o papel do reservatório térmico é a própria piscina!
Isso mesmo! Nos sistemas de aquecimento solar para piscinas, utiliza-se a piscina como se fosse um super reservatório.
Uma outra diferença entre o aquecedor solar para banho e o para piscina é a necessidade de circulação forçada. Muitos dos sistemas utilizados para aquecer água de chuveiros não precisam de uma motobomba para fazer com que a água aquecida vá para o reservatório.
Já no solar para piscinas a presença desta motobomba é obrigatória! Dessa forma, sempre que a temperatura das placas estiver alta o suficiente de forma que seja vantajoso mandar a água do coletor para a piscina, a motobomba é acionada automaticamente fazendo esta transferência de calor das placas para a piscina.
Basicamente, estas são as duas principais diferenças entre o aquecedor solar para banho e o aquecedor solar para piscinas. Se ficou alguma dúvida, fale conosco! A WGSOL trabalha com aquecedor solar para banho e também com aquecedor solar para piscinas.
Não perca tempo, afinal de contas, tempo é dinheiro! Principalmente quando se trata do aquecimento solar de água que, nos últimos meses, está rendendo mais que a poupança! É SÉRIO! Se você não entendeu bem, leia nosso artigo: “Aquecedor solar em Betim é investimento!“.
Estamos aguardando sua ligação!