Como funciona a energia solar fotovoltaica

A tecnologia de transformação de energia solar em energia elétrica ainda dá um nó na cabeça de muita gente. É tanta gente que não entende do que se trata que fizemos um artigo falando um pouco sobre os mitos e verdades da energia solar fotovoltaica.

Pensando nisso, hoje nós resolvemos esclarecer algumas dúvidas demonstrando o funcionamento da geração de energia a partir da luz solar.

Quer conhecer os sistemas de energia solar fotovoltaica? Vem com a gente! Veja como funciona o dia numa casa com os kits fotovoltaicos.

Antes do amanhecer

Antes do amanhecer

Já na manhã seguinte à instalação do sistema, os módulos solares sentem os primeiros raios solares e já começam a gerar eletricidade.

Entretanto, a energia que nossas casas utilizam se encontra num padrão que chamamos de corrente alternada e a energia que o coletor fotovoltaico gera está num formato chamado corrente contínua.

Por isso, toda energia produzida, desde o início da manhã, precisa ser enviada para um componente do sistema chamado inversor.

E é a partir do inversor que a energia solar passa a ser utilizada para alimentar seus equipamentos elétricos e eletrônicos como a geladeira, a televisão, o ar condicionado, o ventilador, o aspirador e todos os outros.

É possível que nas primeiras horas do dia, nem toda energia seja consumida pela casa, afinal, neste horário geralmente a geladeira está trabalhando apenas para manter a temperatura, a televisão está desligada, o som está desligado… Se isso acontecer, a energia excedente é jogada na rede da CEMIG gerando créditos energéticos para você.

Depois de amanhecer

No início da manhã, a luminosidade do sol é consideravelmente menor, logo, se sua casa estiver consumindo muita energia, a maior parte dela será consumida da rede da CEMIG.

Painel Solar FotovoltaicoAo longo do dia

Com o sol brilhando forte, o kit de energia fotovoltaica produz muita energia e todo o consumo da casa pode usá-la. Certamente, sua casa não precisa da CEMIG neste momento do dia.

Normalmente a energia que seu sistema produzirá será maior do que o consumo de toda a casa e ainda sobrará algum crédito energético. Este crédito é jogado na rede para abater na sua conta de energia.

Se o dia não estiver com céu limpo, o sistema continua funcionando. Entretanto, sua eficiência é menor do que nos dias com céu de brigadeiro.

No final do dia

Depois que o sol se põe, não há mais geração de energia. Neste momento, todos os equipamentos elétricos da sua casa usarão a rede da CEMIG para consumir eletricidade.

Aqui é que entram seus créditos energéticos gerados ao longo de todo o dia.

Se houve muito sol ao longo do dia, certamente você terá muitos créditos para gastar e poderá economizar dinheiro. Caso contrário, se o dia foi chuvoso, por exemplo, a quantidade de créditos será menor e provavelmente você gastará um pouco com a CEMIG.

WGSOLDúvidas sobre o funcionamento do sistema fotovoltaico?

Este é um resumo de como o sistema gera energia a partir dos raios solares. Se ficou alguma dúvida, fale conosco!

Trabalhamos com a instalação de sistemas fotovoltaicos e estamos à sua disposição para ajudar com a elaboração do projeto, com a instalação do kit e com qualquer assunto relacionado com a energia solar, ok?

Últimos posts