Continuando nossa última publicação, onde falamos sobre as 15 perguntas mais frequentes sobre banheiras e spas, hoje vamos listar algumas outras questões recorrentes quando o assunto é o uso, a compra e a instalação de banheiras e spas.
Portanto, se você leu aquela lista e não encontrou sua questão, eis uma nova publicação que pode lhe interessar.
Vale lembrar, desde já, que se você tem alguma questão ou precisa de alguma ajuda com a compra, instalação ou manutenção da sua banheira, entre em contato conosco! A WGSOL está sempre à sua disposição!
Outras dúvidas frequentes sobre banheiras e spas
De que espaço preciso para colocar uma banheira?
Apesar de ser uma questão subjetiva, podemos dizer que o mínimo de espaço são as medidas externas da banheira, e, claro, de acordo com o tamanho que deseja. Em outras palavras: se seu box é de 1,5 x 0,8 metros, você pode colocar uma banheira de 1,5 x 0,8 m, não precisando dispor de nem um centímetro a mais para a instalação da banheira.
Mas onde fica a motobomba da banheira ou do spa?
A motobomba da banheira ou do spa pode ser colocada num local específico caso haja abertura para fora. Contudo, normalmente a motobomba vai abaixo da banheira.
Só não se pode esquecer que, independente de onde você decidir fazer a instalação, é preciso deixar um ponto de acesso ao equipamento pensando nas eventuais manutenções.
Pode-se instalar o chuveiro acima da banheira ou do spa?
Sim. Só não se pode deixar de lembrar que, para este fim, é importante escolher uma banheira que tenha o piso antiderrapante.
Posso usar o chuveiro para aquecer a água da banheira?
Pode mas não funciona! Não funcionará porque a temperatura da água que sai do chuveiro não é a mesma que cai na banheira. A água esfria demais na queda e você nunca conseguirá água quente em volume para um banho de banheira ou spa agradável.
O correto é utilizar um aquecedor de passagem com a potência adequada ao volume de água da sua banheira ou do seu spa.
Na realidade, a melhor opção é contar com um sistema de aquecimento solar ou mesmo um solar fotovoltaico para alimentar a banheira. Assim, você não teria o grande impacto do aquecimento da água dos banhos de banheira na conta de energia elétrica.
Independente da sua forma de aquecer a água da banheira ou do spa, é bom ter um aquecedor acoplado na banheira ou no spa para garantir o conforto da manutenção da temperatura da água.
Qual a quantidade de água eu gasto para tomar um banho de banheira ou de spa?
O mínimo para usar a banheira com conforto é sempre a quantidade de água suficiente para cobrir os dispositivos de hidro. O máximo é sempre o nível do ladrão misturador. Caso ultrapasse este ponto você estará desperdiçando água.
Quanto tempo demora para o aquecedor da banheira elevar a temperatura da banheira ou do spa?
Um aquecedor próprio para banheiras e spas demora em média 10 minutos para elevar a temperatura da água em 8 graus Celsius.
Vale dizer que este número vai mudar de acordo com uma série de fatores: temperatura da água que entra na banheira, estação do ano, temperatura ambiente, tamanho da banheira ou do spa, quantidade de água, potência do aquecedor, etc.
Posso usar a rede elétrica normal da casa para ligar o aquecedor da banheira ou do spa?
Não pode! O ideal é fazer uma ligação independente do quadro de distribuição até o aquecedor. Caso esta norma não seja observada, é possível que você sobrecarregue a rede elétrica da casa e também que os disjuntores fiquem desligando por sobreaquecimento.
De que cores posso comprar a banheira?
Conforme já dissemos nas primeiras dúvidas do texto com as 15 dúvidas mais frequentes sobre banheiras e spas, as que são feitas de fibra de vidro estão disponíveis em qualquer cor de louça sanitária do mercado.
Já as banheiras e os spas de acrílico estão disponíveis em branco, bege e cinza.
O acrílico é mesmo muito melhor do que a fibra?
Apesar de ser uma outra questão subjetiva, o fato é que o acrílico é um material mais moderno, mais brilhante e de fácil manutenção.
O gel-coat precisa de polimento periódico (com cera automotiva) e o acrílico só requer uma limpeza periódica com pano úmido e sabão neutro.
O que eu faço se minha banheira ou meu spa trincar?
Apesar da superioridade do acrílico, ele é mais complicado de recuperar nestes casos. O gel coat é bem mais tranquilo.
Deixando a facilidade de recuperação de lado, é possível recuperar os dois tipos de banheiras. Contudo, dependendo do tamanho da trinca, pode não compensar efetuar o reparo.
Quais as tubulações são necessárias para a instalação da banheira ou do spa?
Se sua casa tiver água aquecida, será necessário usar cobre ou aquaterm com dois registros misturando a água. Caso você não tenha um sistema de aquecimento, pode-se usar PVC marrom normal com apenas 1 registro para o abastecimento.
Posso instalar o acionamento do aquecedor na borda da banheira?
Pode sim. Basta fazer um orifício de 16 mm na borda da banheira. Recomendamos sempre a utilização de uma caixinha elétrica 4 x 2 na parede, cujo espelho padrão normalmente acompanha a banheira ou o spa.
Com o aquecedor, a água já entra quente na banheira ou no spa?
Infelizmente não é assim que funciona. É necessário colocar água na banheira e, somente depois de cobrir os dispositivos de hidro, ligar a hidro para que o aquecedor, dentro de 15 a 25 minutos, deixe a água na temperatura desejada.
Vale dizer que este tempo varia de acordo com a temperatura inicial da água. Se ela já vier aquecida pela tubulação de abastecimento, este tempo pode ser drasticamente reduzido.
Mais dúvidas?
Conforme dissemos no início desta publicação, se alguma dúvida permanecer, fale conosco!
Estas são apenas algumas das questões que envolvem este universo de spas e banheiras.
A WGSOL trabalha com banheiras e spas de primeira qualidade e faz também a instalação! Conte conosco para tirar suas dúvidas sobre hidromassagem e também em vários outros assuntos relacionados: construção de piscinas de vinil, piscinas de fibra, piscinas de alvenaria, saunas, solar fotovoltaico, solar a vácuo, solar tradicional, solar de piscina e também em trocadores de calor.