O cloro é o principal produto químico usado no tratamento da água. Ele é responsável por eliminar algas e bactérias da piscina deixando-a protegida do aspecto turvo ou esverdeado.
Com o passar do tempo, os fabricantes de produtos químicos desenvolveram novos tipos de cloro e hoje temos uma infinidade de opções para manter o cloro livre na piscina sempre no patamar ideal.
Contudo, uma dúvida recorrente é quanto à escolha do cloro correto para a piscina. É exatamente sobre isso que vamos falar hoje!
Qual cloro devo escolher para minha piscina?
A escolha do cloro deve ser feita de acordo com dois aspectos principais: o objetivo da cloração e as características da piscina.
A cloração para manter o nível de cloro livre
Se você pretende clorar a piscina simplesmente para manter o nível do cloro livre, o ideal é utilizar o Dicloro, ou o Tricloro. São chamados de cloro orgânico ou cloro estabilizado.
Por quê?
Porque o cloro estabilizado promete permanecer na piscina por mais tempo. Por possuir uma proteção contra os raios solares, este tipo de cloro pode durar mais tempo na água mantendo-a protegida por mais tempo.
A cloração para tratamento de choque
Por outro lado, se o objetivo é oxidar as impurezas da piscina, ou porque ela ficou muito tempo sem tratamento, ou porque houve uma eclosão de algas e ela ficou completamente esverdeada, ou ainda caso tenha morrido algum pequeno animal na água, o ideal é utilizar o Hipoclorito de Cálcio.
O Hipoclorito de Cálcio é um composto clorado mais eficaz do que os cloros estabilizados e, por isso, deve ser usado sempre que o objetivo for um tratamento de choque.
A cloração de piscinas abertas
Piscinas que não possuem cobertura, podem e devem ser tratadas com cloro estabilizado pois, assim que os raios solares entram em contato com a água, se deparam com o escudo protetor criado pelo estabilizante.
Se você utilizar o Hipoclorito no lugar do Dicloro, este tipo de piscina tende a ficar sem cloro nas primeiras horas de sol e, por isso, ficarão turvas facilmente e completamente esverdeadas na primeira chuva forte que ocorrer.
A cloração de piscinas cobertas
Seguindo esta linha de raciocínio, a cloração de piscinas protegidas do sol pode ser feita com o Hipoclorito de Cálcio sem problemas.
Além de ser um pouco mais eficiente do que os cloros orgânicos, ou seja, os estabilizados, o Hipoclorito pode permanecer na piscina uma vez que ela não receberá ação direta dos raios ultravioleta do sol.
Parece a melhor escolha, não é mesmo?
Resumindo
Sempre que for escolher o cloro para sua piscina, lembre-se das características da piscina e também do uso que fará do cloro.
Se sua piscina precisa de oxidação de choque, prefira o Hipoclorito de Cálcio, que é mais eficaz. Caso contrário, prefira o cloro estabilizado que dura mais tempo e acaba gerando uma economia no final do mês, ok?
Qualquer dúvida que tenha ficado, fale conosco! A WGSOL está sempre à disposição para te ajudar na escolha do cloro certo para sua piscina.
Trabalhamos com construção de piscinas e também fornecemos todo tipo de cloro e outros produtos químicos usados no tratamento de piscinas.