Solana é a maior usina de energia solar do mundo dentre as que utilizam coletores solares côncavos.
Fica próxima à cidade de Gila Bend, no estado do Arizona, EUA.
Começou sua operação em 2013 prevendo no mínimo 30 anos de geração de energia para os residentes do estado.
É fácil vê-la quando você passa pela estrada de Gila Bend a caminho de San Diego.
Solana foi construída por uma empresa espanhola e, diferentemente das outras usinas de energia solar, consegue gerar eletricidade mesmo depois que o sol se põe.
Muito foi dito a cerca a cerca dos dois bilhões de dólares gastos na construção da usina, mas vamos falar aqui sobre alguns fatos que provavelmente você nunca ouviu falar…
Curiosidades sobre Solana
- Vamos começar pelo básico: A usina funciona com espelhos curvos que direcionam os raios do sol para um tubo contendo um líquido receptor.
Parte deste líquido é transferido então para utilização num grande gerador capaz de transformar esta energia térmica em eletricidade.
A outra parte segue para câmaras de armazenamento de energia onde podem permanecer por algum tempo sem que haja um real prejuízo energético.
Estas câmaras conseguem manter a usina em funcionamento por até seis horas depois do pôr do sol.
Mantendo a usina mais sustentável possível, até o líquido receptor foi escolhido por não ser tóxico ou perigoso para o ser humano.
Na realidade, você poderia até comê-lo! Não seria muito gostoso, certamente, mas não lhe mataria em segundos, como uma série de outros líquidos de transferência de calor…
Este líquido receptor nunca fica abaixo de 275 ºC. - Usinas de energia solar de concentração é mais perigosa do que usinas de energia solar fotovoltaica.
Sem dúvida, funcionários de qualquer usina de energia podem ser eletrocutados se não prestarem atenção no trabalho.
Mas na Solana (cerca de 85 pessoas são necessárias para fazer tudo funcionar) os funcionários precisam estar atentos aos riscos relacionados aos dois grandes geradores de 140 Mega Watts movidos a vapor, porque ele pode matar!
Um outro perigo, de acordo com relatórios publicados, é que o líquido receptor pode pegar fogo sem muita previsibilidade. - Solana é uma usina gigantesca. Ela possui mais de 900000 espelhos. Se você decidir quebrar cada um deles, você teria mais de 6300000 anos de azar! Então nem brinque com isso!
A energia solar de concentração é uma ideia velha…
Uma configuração deste tipo de aproveitamento da energia solar foi patenteada por Robert H. Goddard. Ele escreveu sua ideia em 1929.- Para o funcionamento da usina, ela precisa usar cerca de 10% da energia que ela gera.
- A libera apenas 38% de sua capacidade ao longo do ano. O que, na realidade, é bom para uma usina de aproveitamento de energia solar.
A capacidade de uma usina de energia solar é medida baseada na quantidade de energia gerada caso ela funcione 24h por dia.
Na terra, usinas de energia solar precisam de uma boa noite de descanso à noite…
A maioria das usinas de energia solar geram cerca de 20% de sua capacidade ao longo do ano. Mas Solana gera 38% devido à energia armazenada nas câmaras de sal derretido. - No inverno, a energia fotovoltaica é infinitamente superior à energia solar de concentração.
Solana gera energia suficiente para abastecer 76000 casas por dia. Durante o horário de pico, quando a produção da energia fotovoltaica começa a minguar, a força da Solana se mantém. Mas isto é durante o verão…
No inverno, que possui dias curtos no Arizona, a usina de Solana tem menos tempo para gerar energia e acaba perdendo nos números para as usinas de energia fotovoltaica. - A economia ensina que quando uma quantidade grande de determinado produto entra no mercado, seu preço diminui.
A energia elétrica parece não seguir esta premissa… Como você deve saber, ser sustentável acaba sendo caro!
Estas foram algumas curiosidades sobre a grande usina de energia solar do estado do Arizona, nos Estados Unidos.
A energia solar continua em alta e você deve correr para aproveitar a economia de energia elétrica proporcionada por esta tecnologia.
Este tipo de tecnologia, que utilize espelhos curvos para concentração da energia solar em um fluido de transferência não é o ideal para residências e empresas de pequeno porte. Para estas instalações, o melhor é optar entre o aquecedor solar a vácuo e o aquecedor solar de placas.
Você, que é de Minas Gerais, não durma no ponto! Energia solar é com a WGSOL – Aquecimento Solar!
Fale conosco e solicite seu orçamento!