Dúvidas sobre aquecimento solar – Parte #1

O site da WGSOL está cada dia mais movimentado e muitas pessoas tem entrado em contato conosco para fazer perguntas sobre aquecimento solar.

Resolvemos então escrever um artigo para sanar a maior parte das questões sobre aquecimento solar.

Como os aquecedores solares são parte de um assunto que realmente gera muitas dúvidas, publicaremos este artigo em partes, sendo este, a primeira parte do texto de tira-dúvidas sobre aquecimento solar ok?

E então? Vamos esclarecer suas dúvidas sobre aquecimento solar?

Dúvidas sobre aquecimento solar

Aquecedor solarO que é aquecedor solar?

O aquecedor solar é um sistema de aquecimento com capacidade para aquecer a água utilizando a energia do sol.

É fundamentalmente feito com dois componentes: o reservatório térmico, comumente chamado de boiler, e o coletor solar, comumente chamado de placa ou painel solar.

Quais as vantagens do aquecedor solar?

Não é difícil perceber que o aquecedor solar é a maneira mais barata de obter água aquecida, afinal de contas o sol nos dá energia gratuita e virtualmente infinita, basta instalar um sistema de aquecimento solar para que possamos aproveitá-la ao máximo.

A energia do sol é ecologicamente correta, renova-se constantemente e é extremamente farto no Brasil.

Além de ajudar indiretamente na preservação do planeta, o aquecimento solar valoriza o imóvel, gera muita economia e conforto para o usuário.

Onde pode ser usado o aquecedor solar?

É possível utilizar o aquecedor solar teoricamente em todo e qualquer lugar que precisa de água quente.

Podemos citar como exemplos: casas, sítios, fazendas, ranchos, motéis, hotéis, academias, lavandeiras, hospitais, indústrias em geral, empresas em geral, etc.

Coletor solarO que é um coletor solar?

O coletor solar é um componente ativo no sistema de aquecimento, e tem como função a absorção dos raios do sol e sua transferência para a água.

Existem dois tipos mais conhecidos de coletor solar: os coletores abertos e os coletores fechados.

Os coletores fechados possuem caixa externa de proteção (geralmente de aço ou alumínio), isolamento térmico (geralmente de lã de vidro, papel alumínio ou os dois), serpentina (geralmente de cobre) e cobertura transparente (geralmente de vidro ou acrílico).

Os sistemas de aquecimento com coletores fechados, em geral trabalham com temperaturas entre 35°C a 60°C (ex.: aquecimento de banho residencial).

Já os coletores abertos não são dotados de caixa protetora, isolamento nem tampouco de cobertura transparente.

Normalmente são recomendados para o aquecimento de piscinas, trabalhando em uma faixa de 26°C a 35°C e são feitos de materiais sintéticos resistentes ao cloro da piscina.

Existem ainda os coletores a vácuo, feitos com tubos de vidro resistente e utiliza como isolante térmico uma “camada” de vácuo. Estes trabalham com as temperaturas mais elevadas e possuem um rendimento incrivelmente superior aos demais.

Reservatório térmicoO que é um reservatório térmico?

O reservatório térmico é a parte responsável pela retenção da água quente que já passou pelo coletor solar.

Comumente chamado de boiler, o reservatório é feito com isolamento térmico (em geral de lã de vidro), o que lhe reduz a perda de calor para o ambiente externo mesmo em dias de chuva e em horários com pouca incidência solar.

Geralmente o reservatório térmico do aquecedor solar é feito de aço inox, com isolamento térmico em poliuretano expandido ou lã de vidro e com a parte externa de alumínio.

No reservatório também tem um resistor, que funciona como apoio para o solar em dias de pouca luminosidade.

Como funciona o aquecedor solar?

Como funciona o aquecedor solar por termofissãoO princípio de funcionamento do aquecedor solar é baseado na circulação da água entre o coletor solar e o reservatório (lembrando que no aquecedor solar para piscinas o reservatório é a piscina).

A água é aquecida ao passar pelo interior do coletor solar e em seguida é armazenada no reservatório térmico.

Esse ciclo acontece repetidas vezes até que a temperatura da água chegue ao nível desejado.

A movimentação de água entre essas duas partes do aquecedor pode ocorrer de duas maneiras distintas:

  • Circulação natural (chamado também de termossifão ou “por gravidade”): a movimentação da água neste tipo de instalação ocorre por causa da diferença de densidade entre a água fria, que tende a descer, e a água quente (que tende a subir pois é mais leve do que a água fria).
    A água fria no interior do reservatório, empurra a água quente de dentro do coletor solar para a parte superior do reservatório, esse ciclo se repete até que a temperatura da água se estabilize num patamar elevado.
    Para ter um termossifão correto, o reservatório deve ser instalado sempre acima do coletor solar.
    Este tipo de instalação é o mais comum em aquecedores solares residenciais, a não ser que seja um solar para piscinas!
  • Circulação forçada (chamado também de circulação bombeada): a circulação da água é feita utilizando-se uma motobomba.
    Esta instalação é ideal para situações onde o local da instalação não apresente as condições necessárias para o termossifão, por exemplo, em instalações de grande porte e em aquecimento de piscinas (onde o reservatório, ou seja, a piscina, está sempre abaixo do coletor).

Bom, espero que tenhamos tirado algumas das dúvidas sobre aquecimento solar. Em breve publicaremos mais conteúdo para sanar questões relacionadas ao aquecimento solar ok?

Se permaneceu alguma dúvida, fale conosco! A WGSOL é referência em aquecimento solar em Minas Gerais. Estamos aguardando seu contato!

Últimos posts