Um dos sistemas de aquecimento de piscinas mais usado em Minas é o trocador de calor. E não é sem motivos! É um equipamento que cumpre o que promete: aquece a água da piscina de dia, de noite, faça chuva ou faça sol!
Mas para que ele consiga manter a temperatura da piscina elevada independente do clima, o trocador de calor precisa ser instalado seguindo algumas instruções.
Para lhe orientar nesse sentido, hoje viemos com um pequeno guia para instalação deste tipo de aquecedor de piscinas.
Vamos aprender?
O trocador de calor
Para quem não conhece, o trocador de calor é um equipamento elétrico que se baseia num sistema de refrigeração para, trocando calor com o meio ambiente, aquecer a água da piscina lenta e consistentemente.
O diferencial de temperatura desse tipo de aquecedor geralmente não ultrapassa os três graus Celsius. Isso quer dizer que a água que sai do equipamento normalmente sai apenas três graus mais quente do que a água que entra nele.
Mas com esse diferencial de temperatura pequeno assim ele consegue aquecer uma piscina grande?
SIM! O segredo é a consistência.
Se o aquecedor solar para piscinas aquece a piscina somente durante o dia, e somente quando está sob o sol, o trocador de calor, por sua vez, funciona 24 horas por dia com praticamente a mesma eficiência. Na realidade à noite ele aquece menos, afinal, nesse período ele perde a possibilidade de retirar calor do ar ambiente para incrementar o calor gerado pelo seu motor interno.
Dentre os fatores que influenciam a sua eficiência está a forma como ele é instalado. E conforme falamos no início do texto, vamos às instruções para instalar o trocador de calor.
Como instalar o trocador de calor
Tanto a parte hidráulica quanto a parte elétrica do trocador precisam de cuidados no momento da sua instalação.
Para sermos mais didáticos, vamos separar essa explicação exatamente desta forma e tratar por partes, ok?
Primeiro as instruções de instalação referente à parte hidráulica e em seguida as instruções de instalação da parte elétrica do trocador de calor.
Instalação hidráulica
A primeira coisa que se deve observar na hora de instalar o trocador de calor da sua piscina é a vazão de água que o seu conjunto filtrante oferece.
A maior parte dos modelos de trocador de calor vêm com um sensor de fluxo de água que permite que o equipamento funcione quando uma faixa de vazão ideal é atingida. Se o fluxo de água ficar pequeno demais, esse sensor desativa o equipamento e ele só volta a ser acionado quando o fluxo de água correto for restabelecido.
Para simplificar, a própria Sodramar oferece a seguinte tabela para seus trocadores de calor:
Muitos instaladores se resumem à potência da motobomba, mas na realidade é preciso levar em conta o valor da vazão que chega ao equipamento.
Em outras palavras, se sua instalação estiver com muitas curvas ou se o equipamento estiver muito longe da motobomba, pode ser necessário instalar uma motobomba maior para suprir a faixa de vazão ideal do seu trocador de calor.
Um outro ponto da instalação hidráulica do trocador de calor diz respeito à válvula de passagem única. É um componente necessário quando o trocador de calor é instalado abaixo do nível da piscina.
Ainda sobre a parte hidráulica, se sua casa de máquinas contar com qualquer equipamento que automatize o sistema de tratamento químico da piscina, é imprescindível que você escolha um modelo de trocador de calor que tenha condensador de titânio.
Condensador de quê?
Condensador é um componente interno do trocador de calor responsável por realizar a troca de calor entre o gás refrigerante superaquecido do equipamento e a água da piscina que passa pelo seu interior.
Muitos tratamentos químicos de piscinas são famosos por causar a corrosão de peças de cobre ou de outros metais utilizados na composição dos condensadores de trocadores de calor.
Pensando nisso, o condensador do trocador de calor já é produzido em titânio, um elemento extremamente resistente que pode garantir uma longa vida útil para o trocador de calor e reduzir as preocupações com os efeitos corrosivos do cloro da água.
A seguir mostramos um trocador de calor em uma instalação hidráulica ideal:
Agora vamos à parte elétrica…
Instalação elétrica
A instalação elétrica do trocador de calor também deve observar algumas regras. A primeira delas diz respeito ao disjuntor usado.
A motobomba da piscina não pode usar o mesmo disjuntor do trocador de calor!
Depois de feita a instalação, é preciso conferir se o trocador de calor 220V está com pelo menos 208V disponíveis e, caso ele seja 380V, deve contar com pelo menos 342V para trabalhar em condições normais.
Se seus valores estiverem menores do que estes, é preciso checar a razão dessa queda de tensão par anão perder a garantia do equipamento.
O aterramento do trocador de calor é indispensável! Ele deve ser feito de acordo com as normas da NBR 5410 da ABNT.
Caso o equipamento funcione sem aterramento, ou o mesmo seja feito de forma inadequada, certamente você não poderá contar com a garantia da fábrica caso haja algum problema posterior.
Para sua segurança, não ligue a bomba de calor com sua caixa de ligação aberta e nem abra a caixa antes de desligar o disjuntor que manda energia para o trocador.
O local da instalação
O local ideal para instalar o trocador de calor é sempre:
- o mais próximo possível da piscina: para evitar perdas energéticas no transporte da água quente na tubulação;
- o mais exposto à luz solar: pois ele retira calor do ar ambiente para transferir para a água da piscina;
- sem obstáculos próximos da sua carcaça: pois o fluxo de ar que entra no equipamento precisa ser o melhor possível;
- sem obstáculos próximos do seu exaustor: pois o ar frio que ele libera não pode ser puxado para dentro dele novamente.
Dúvidas quanto à instalação do trocador de calor?
Esse foi apenas um guia rápido com dicas para instalação do seu trocador de calor. Se você ainda tem alguma questão, fale com nossa equipe!
A WGSOL está sempre à disposição para te ajudar na hora de comprar e instalar seu trocador de calor. Estamos disponíveis pelo telefone – (31)3031-3767 – ou através do email.
Se preferir, passe por aqui. Nossa empresa fica na Avenida das Américas, na altura do número 872, no centro de Betim, em Minas Gerais. Grande abraço e até a próxima!