As bombas de calor são usadas para aquecer piscinas em todo o país já há algum tempo.
Na realidade, é possível estimar que a chegada deles ao Brasil se deu em meados da década de 1980 e que, com o passar do tempo, foram ganhando o mercado e finalmente começaram a ser produzidos em território nacional.
Hoje este tipo de aquecedor de piscinas é um dos mais comuns e isso se deve à uma série de fatores.
Dentre os motivos que fazem com que o trocador de calor seja tão vendido, podemos citar:
- a economia, especialmente quando comparados aos aquecedores de passagem;
- a praticidade, pois trabalham de maneira absolutamente automatizada conseguindo inclusive controlar a temperatura da piscina de forma precisa;
- a eficiência energética, afinal, o ciclo de refrigeração é bem mais eficiente do que a utilização de resistores no aquecimento de água.
Este último ponto nos leva à pergunta desta publicação:
Por que a bomba de calor sopra ar gelado pra fora?
Se você nos acompanha, já deve ter lido nosso artigo onde explicamos o princípio de funcionamento das bombas de calor e o motivo deles não consumirem tanta energia quanto os aquecedores elétricos tradicionais.
Se ainda não leu, acesse: Por que a bomba de calor não consome tanta energia como o aquecedor elétrico?
Voltando à pergunta…
Por que a bomba de calor sopra ar gelado pra fora?
O ar gelado que o trocador de calor joga para fora do equipamento é gerado no momento em que o calor do ar é absorvido pelo gás refrigerante através do evaporador do equipamento.
Se pra você nós falamos grego, vamos ser mais claros…
Esta parte preta, no exterior do trocador de calor, é chamada de evaporador. Nela, existem vários tubos finos cujo interior é preenchido com um gás chamado “gás refrigerante”.
Este gás possui uma excelente capacidade de trocar calor e, com o fluxo de ar, ele tende a “roubar o calor” do meio ambiente.
Com isso, o gás fica mais quente e o ar, de ele retirou o calor, logicamente fica gelado.
O ventilador da bomba de calor serve exatamente pra isso: forçar a circulação de ar pelo equipamento fazendo com que o ar ambiente passe pelas aletas do evaporador deixando seu calor no gás refrigerante.
Caso o ventilador do trocador de calor apresente algum problema e pare de funcionar, as consequências para o sistema como um todo são dramáticas:
- o ar que deveria entrar no compressor preaquecido passa a entrar mais frio;
- entrando mais frio no compressor, o ar sai dele mais frio chega no condensador do equipamento com menos energia para transferir para a água;
- tende a apresentar baixa pressão, afinal, estando mais frio ele ocupa menos espaço no interior do sistema.
Então, resumindo, a resposta é a seguinte:
O trocador de calor sopra ar gelado pra fora para puxar mais ar na temperatura ambiente visando a troca de calor para preaquecer o gás refrigerante do sistema.
Esta é uma dúvida bem específica mas bem mais comum do que você deve imaginar.
Para saber mais sobre bombas de calor, acesse:
Ainda tem dúvidas quanto ao funcionamento dos trocadores de calor?
Fale com a WGSOL! A gente trabalha com construção de piscinas de todos os tipos e com aquecimento elétrico, aquecimento solar e também a gás. Além de trocadores de calor, trabalhamos com uma linha completa de filtros e bombas de piscinas!
Trabalhamos também com aquecimento solar há vários anos. Instalamos aquecedor solar a vácuo acoplado, aquecedor solar a vácuo modular, aquecedor solar tradicional e aquecedor solar de piscina.