Assim como acontece com a sauna seca, a sauna a vapor também oferece um lugar movimentado em clubes e outros ambientes coletivos.
Uma das perguntas mais frequentes no clube costuma ser “qual o horário da sauna?” e não é à toa! Muita gente sabe bem dos benefícios da sauna para a saúde e veem ali um excelente ambiente para relaxar e manter a saúde em dia.
Já dissemos aqui há algum tempo que, com toda a tecnologia que temos em equipamentos para lazer, o termo sauna acaba criando confusão pois se tornou algo genérico e pode se referir a uma gama de equipamentos diferentes: sauna seca elétricas, sauna seca a gás, sauna a vapor elétrica, sauna a vapor a gás, saunas a lenha, etc.
Seguindo nossas publicações para esclarecer essas diferenças, hoje vamos falar sobre a definição de sauna a vapor, vamos mostrar os tipos de saunas a vapor e te ajudar no entendimento e na escolha da melhor sauna a vapor para você.
Vamos aprender?
A sauna a vapor
A sauna a vapor é um equipamento que aquece água e libera seu vapor no interior do cômodo da sauna. Por definição, a sauna a vapor aquece o ambiente com vapor de água e, por isso, ao contrário da sauna seca, quando está em funcionamento a visibilidade no interior do cômodo é limitadíssima.
Esse tipo de sauna também é conhecido como banho turco ou sauna úmida, e consegue atingir temperaturas ligeiramente menores que a sauna seca.
Se uma sauna seca deixa o ambiente perto dos 80 graus Celsius, a sauna a vapor atinge cerca de 50 ou 60 graus Celsius.
A sauna a vapor precisa ser dimensionada conforme o tamanho do ambiente a ser construído. Obtém-se facilmente esta medida multiplicando a Largura, o Comprimento e a Altura do cômodo.
Existem modelos de sauna a vapor que são instaladas do lado de fora da sauna, mas também já existem alguns modelos mais compactos que podem ficar no interior do cômodo.
A área reservada para a sauna dentro do cômodo deve receber atenção especial para a segurança dos usuários.
Sauna a vapor elétrica
Quando a sauna a vapor é elétrica, ela funciona com uma resistência que simula um ebulidor elétrico de cozinha.
Imerso na água ele é acionado e ferve a água enviando apenas o vapor super quente para o interior do cômodo.
Talvez por isso este tipo de equipamento é conhecido como gerador de vapor.
A sauna a vapor elétrica não pode funcionar nem um segundo sem água pois suas resistências são como as de chuveiro: queimam facilmente se acionadas a seco.
Quanto maior o cômodo, mais resistências e/ou mais potência cada uma das resistências deverá ter.
Sauna a vapor a gás
O equipamento que gera vapor usando o gás é similar ao gerador de vapor elétrico. A diferença, como você deve deduzir, é que este utiliza o gás para ferver a água.
A sauna úmida a gás, seguindo com nossas analogias, funciona como um fogão que ferve uma panela de água e direciona o vapor para o cômodo.
Esse tipo de sauna possui dispositivos chamados de queimadores cuja função é similar à função das bocas do fogão.
A sauna a gás pode usar o gás de cozinha, GLP, mas também existem modelos que funcionam com gás natural.
Como todo equipamento que funciona com gás, deve-se ter uma grande atenção no momento da instalação. O abrigo do gás deve ser feito em local não confinado e com pelo menos três metros de distância do equipamento.
É importante que esse local seja feito de alvenaria e que os registros usados para abrir e fechar o gás sejam registros de esfera.
Normalmente são equipamentos pesados pois, para suportar as altas temperaturas, é confeccionado com chapas de aço carbono de pelo menos 4 milímetros.
O cômodo da sauna seca
A construção do cômodo que vai receber a sauna a vapor também deve receber muita atenção:
- O ambiente deve ser revestido com isolamento térmico, como verniculita, e a cerâmica da sua preferência;
- O piso e os assentos devem ser feitos com material antiderrapante;
- A iluminação do cômodo precisa ser blindada e seu interruptor deve estar do lado de fora da sauna;
- A porta da sauna deve ser de alumínio ou aço inox, deve possuir isolamento térmico e um visor transparente;
- A porta do cômodo não pode ter fechadura, deverá abrir para o lado de fora e possuir fecho de pressão;
- O cômodo precisa ter um ralo para escoamento da água;
- É bom ter um ponto de água no interior do cômodo;
- Por último, a saída de vapor da sauna deverá ser protegida com uma grade ou algo similar.
Fale conosco para saber mais sobre as especificações do seu equipamento pois algumas coisas podem mudar da sauna a gás para a sauna elétrica.