Além dos diferentes tipos de aquecimento solar, uma das tecnologias mais usadas para aquecer a água de chuveiros e torneiras é o aquecedor a gás. E nos últimos dias aconteceram vários acidentes com aquecedores a gás.
Ele é utilizado especialmente em locais onde existe fornecimento de gás natural ou mesmo centrais de GLP, comumente conhecido como “gás de cozinha”.
Depois de vermos vários incidentes envolvendo o uso deste tipo aquecedor, hoje vamos te mostrar o que realmente aconteceu nestes acidentes e te mostrar como uma simples chaminé pode evitar este tipo de acidente.
É um assunto que tem ganhado muita notoriedade pois a chaminé, ou o duto superior do aquecedor, é um item obrigatório na instalação do equipamento e não observar essa determinação do manual pode causar até mesmo acidentes fatais.
Mas o aquecedor a gás não é seguro?
Sim, o aquecedor a gás é absolutamente seguro desde que se observe todas as regras contidas no manual do proprietário. Na publicação de hoje pretendemos explicar o porquê desses acidentes e te mostrar a importância do duto superior no aquecedor a gás.
Os acidentes com aquecedores a gás
Aconteceu na cidade de Santiago, no Chile, no dia 23 de Maio deste ano (2019) um acidente em que toda uma família, o pai, a mãe e dois filhos, perderam suas vidas por inalar o monóxido de carbono liberado pela queima do gás do aquecedor do apartamento.
A polícia informou que as mortes aconteceram devido “a um aquecedor de água mal instalado”.
Um outro acidente aconteceu com outras quatro pessoas que foram encontradas sem vida no sábado, dia 13/07/2019, em um apartamento em Santo André, no ABC paulista. Elas também inalaram o monóxido de carbono que deveria estar sendo direcionado para fora do apartamento através de uma chaminé.
Neste caso a polícia disse que investigará quem removeu este acessório que deveria estar na parte superior do aquecedor a gás.
Estes são apenas dois casos que aconteceram nestes últimos dias e que servem de alerta para nós que trabalhamos com este tipo de aquecedor e especialmente para as pessoas que já tem o aquecedor a gás instalado.
Por que os acidentes acontecem com o aquecedor a gás
A mídia tem feito uma grande confusão acerca dos acidentes com aquecedores a gás dizendo que o problema estaria em supostos vazamentos de gás.
Na realidade os acidentes que envolvem o aquecedor a gás nunca é devido a algum tipo de vazamento.
Como assim?
Isso mesmo! O gás natural (GN) e o gás de cozinha (GLP) possuem em sua composição um determinado composto que tem como objetivo dar um odor característico ao gás. Por isso, normalmente quando há vazamento de gás as pessoas acabam percevendo.
O problema está na eliminação dos gases oriundos da queima do combustível. Sempre que se queima alguma coisa, seja o gás natural, seja o GLP ou mesmo um pedaço de madeira, existe uma grande liberação de monóxido de carbono.
Este composto, também conhecido como gás carbônico, é extremamente tóxico e é capaz de fazer uma pessoa desmaiar e sufocar em questão de minutos.
Então o aquecedor a gás é perigoso?
Não. O aquecedor a gás é absolutamente seguro pois para que ele funcione, é obrigatória a instalação de uma chaminé que tem como objetivo jogar o gás carbônico produzido para fora do recinto onde ele está instalado.
A ideia de remover a chaminé é tentadora, afinal, para quem não conhece deste tipo de equipamento, o gás quente que sai da parte superior do aquecedor não parece atrapalhar em nada. Mas nós que conhecemos do assunto sabemos que a chaminé ou o duto superior do aquecedor a gás é um equipamento obrigatório para qualquer instalação. Removê-los é um erro que pode ser fatal!
Para fazer a instalação do aquecedor a gás e evitar este tipo de acidentes, seguimos as normas de ABNT que regem este tipo de instalação:
- NBR 13932 AGO 1997 – Instalações internas de gás liquefeito de petróleo (GLP) – Projeto e execução
- NBR 13933 AGO 1997 – Instalações internas de gás natural (GN) – Projeto e execução
Mais adiante escreveremos um texto falando especificamente acerca dos detalhes da instalação do aquecedor a gás.
Evitando acidentes com o aquecedor a gás
Apesar de parecer simples, mesmo com a norma da ABNT em mãos, a instalação de um aquecedor a gás pode ser bem mais complicada do que se imagina.
Para que você não tenha que se preocupar com estes detalhes, conte com uma empresa especializada em aquecimento de água para fazer a instalação do seu aquecedor a gás para banho.
A WGSOL vive este universo há bastante tempo e está perfeitamente familiarizada com este tipo de trabalho. Sempre que precisar, fale conosco! Estamos sempre à sua disposição para lhe ajudar na hora de instalar o aquecedor a gás do seu chuveiro ou da sua empresa.