Um dos acessórios mais menosprezados do universo das piscinas é o termômetro. Muita gente prefere o esforço (e o risco) de colocar a ponta do pé na água quando quer saber se a piscina está fria ou se ela está quente.
O motivo que faz o termômetro da piscina ficar tão abandonado ainda é um mistério. Entretanto, hoje vamos falar um pouco dele e esperamos que ao final você perceba que ele está longe de ser um acessório inútil.
O termômetro da piscina
A utilidade do termômetro é óbvia: ele foi feito para lhe informar a temperatura da piscina.
Mas pra quem ele é recomendado?
O termômetro é recomendado para piscinas que precisam saber a temperatura da água com maior precisão. É o caso de clínicas de fisioterapia e outros locais com piscina.
Numa clínica, por exemplo, se a temperatura da piscina não estiver exatamente no valor adequado, o tratamento pode ser ineficiente ou o relaxamento do paciente pode ser prejudicado.
É preciso instalar o termômetro na piscina?
Não. Os termômetros flutuantes podem ser simplesmente jogados na piscina e dentro de alguns instantes ele já estará informando a temperatura da água constantemente.
Apesar destes flutuantes, existe quem prefere sensores termostáticos fixos com visores luminosos. É sempre possível contar com este tipo de medidor.
Quem tem a piscina aquecida com trocadores de calor ou aquecedor solar de piscina já possui este tipo de termômetro naturalmente. Tanto bombas de calor quanto solares possuem um medidor que monitora a temperatura da água de maneira contínua.
Visor de temperatura do trocador de calor
Quem compra o trocador de calor e escolhe o pacote com o quadro de comando, conta com um visor que mostra constantemente a temperatura.
Quem escolhe a opção sem o quadro e precisa saber a temperatura da água acaba se vendo obrigado a comprar um termômetro flutuante.
Como dissemos anteriormente, uma outra opção pode vir junto com o aquecedor solar da piscina.
O solar inevitavelmente precisa de um controle diferencial de temperatura para saber quando deve ligar a motobomba e realizar a transferência do calor das placas para a piscina.
Este controle normalmente vem com um visor que mostra não só a temperatura da piscina mas também a temperatura da água no interior das placas coletoras.
Termômetros flutuantes
O termômetro flutuante é normalmente fabricado em ABS e com formatos diversos. Possui bulbo de mercúrio e flutua na superfície da piscina possibilitando a verificação da temperatura da água a qualquer momento.
É importante estar ciente da temperatura da água antes de pular, afinal, em várias situações esta informação pode ser decisiva.
Além de informar a temperatura, vários termômetros flutuantes são divertidos. Dê uma olhada nestes que separamos pra vocês…
Normalmente apresentam boa flexibilidade e resistência o que permite que permaneçam na piscina mesmo enquanto adultos e crianças estão aproveitando o dia de sol.
As cores vivas do termômetro impedem que você o perca na superfície da piscina ainda que ela seja uma semiolímpica.
Dúvidas com relação ao termômetro da piscina?
Fale conosco! A WGSOL trabalha com construção de piscinas de fibra, piscinas de vinil e piscinas de alvenaria. Contamos com uma linha completa de produtos químicos e acessórios para sua piscina!
Trabalhamos também com aquecimento solar há vários anos. Instalamos aquecedor solar a vácuo acoplado, aquecedor solar a vácuo modular, aquecedor solar tradicional, aquecedor solar de piscina e também com trocadores de calor.
Conte com a WGSOL para escolher o termômetro para sua piscina!