O aquecedor a gás para água de banho e de torneiras é uma das alternativas mais eficientes em diversos cenários.
Quando não há disponibilidade para instalar um aquecedor solar, quando não se pode confiar na abundância dos raios solares e nem da energia elétrica, o aquecedor a gás pode ser a solução ideal.
É um equipamento muito procurado para locais onde a água quente é uma preocupação primária do estabelecimento. Por isso esse tipo de aquecedor é muito visto em hotéis, motéis, academias e outros locais em que a água fria é sinônimo de prejuízo.
Tipos de aquecedor a gás
Atualmente existem dois tipos principais de aquecedor a gás para água: o aquecedor a gás de passagem e o aquecedor a gás por acumulação.
Aquecedor a gás de acumulação
O aquecedor a gás de acumulação é usado para aquecer grandes volume de água.
Eles precisam de um local arejado e previamente projetado para recebê-lo, afinal, normalmente são equipamentos volumosos.
O local da instalação precisa contar com aberturas permanentes de pelo menos 200 cm² para a ventilação na parte inferior e 600 cm² para a ventilação na parte superior.
O duto condutor é obrigatório para remover o monóxido de carbono resultante da queima do gás do ambiente.
Ele deve ser fixado de maneira eficiente para evitar que se mova ou que seja removido inadvertidamente.
Obviamente nenhum componente do sistema de exaustão pode ser de material combustível e para uma performance ótima é bom que se evite o uso excessivo de curvas.
A instalação deste tipo de aquecedor deve seguir as seguintes normas da ABNT:
- NBR 13932 AGO 1997 – Instalações internas de gás liquefeito de petróleo (GLP) – Projeto e execução
- NBR 13933 AGO 1997 – Instalações internas de gás natural (GN) – Projeto e execução
Aquecedor a gás de passagem
De maneira geral é o mais utilizado. Ocupa pouco espaço e produz um ruído praticamente imperceptível quando está acionado.
É conhecido como “aquecedor a gás de passagem“, como “aquecedor de água instantâneo a gás”, ou ainda como “aquecedor de água a gás sem tanque”.
Sua instalação deve ser feita observando o manual de instruções incluso no aparelho e também a norma brasileira editada pela ABNT que rege este tipo de instalação.
Eles podem funcionar com Gás Natural (GN) ou com Gás de Cozinha (Gás Liquefeito de Petróleo, ou GLP), entretanto é importante escolher o aparelho de acordo com o gás disponível no local pois eles não são “bicombustíveis”: ou eles funcionam com Gás Natural ou funcionam com GLP.
A instalação deste tipo de aquecedor deve seguir as seguintes normas da ABNT:
- NBR 13932 AGO 1997 – Instalações internas de gás liquefeito de petróleo (GLP) – Projeto e execução
- NBR 13933 AGO 1997 – Instalações internas de gás natural (GN) – Projeto e execução
Funcionamento do aquecedor a gás
O aquecedor a gás é um equipamento totalmente automático. Ele liga sozinho para aquecer a água assim que existe alguma demanda por água quente.
Na prática, basta abrir a torneira do chuveiro, ou do ponto de consumo, que o aquecedor liga e já entrega a água aquecida.
Seu funcionamento inteligente permite que ele permaneça desligado sempre que ninguém estiver precisando de água quente. Essa forma de funcionamento é extremamente prática e econômica.
Ele também pode funcionar como sistema de aquecimento auxiliar para o aquecimento solar tradicional, para o aquecimento solar a vácuo, para o aquecedor solar da piscina ou ainda como aquecimento auxiliar para o trocador de calor.
Nestas condições, ele pode ser acionado somente quando o sol não for suficiente para aquecer a água até a temperatura desejada.
Separamos alguns links do nosso blog para você saber mais sobre os sistemas de aquecimento a gás:
Orçamento para Aquecedor a gás para banho em Minas Gerais