O gerador de vapor é o equipamento encarregado de transformar a água líquida em vapor e transferi-lo para o ambiente da sauna.
A sauna elétrica, assim como qualquer outro tipo de sauna, deve ser dimensionada de acordo com o tamanho do ambiente. Obtém-se facilmente esta medida multiplicando a Largura, o Comprimento e a Altura do cômodo.
A sauna elétrica foi desenvolvida para ambientes com até 50 metros cúbicos. O equipamento é instalado do lado de fora e é necessário conduzir o vapor gerado pelas resistências elétricas para o interior do ambiente através de uma tubulação de cobre que pode ser embutida na parede.
Tubos plásticos não devem ser usados para essa finalidade pois, mesmo aqueles indicados para conduzir água quente, não suportam a temperatura de saída do vapor da sauna.
É imprescindível que o equipamento seja alimentado por um ponto de energia de acordo com as configurações da sauna: bifásico, trifásico, 220 V, 380 V, etc.
É importante também que chegue água até o equipamento e que seu local conte com um ralo ou algo para receber a água proveniente das limpezas do equipamento.
Características da sauna elétrica
- Confeccionado com estrutura anticorrosiva tendo, de acordo com o modelo, o gabinete feito de material termoplástico ou aço inoxidável;
- Possui resistências blindadas com potência que pode variar de 6000 a 27000 Watts;
- Atende ambientes de 3 metros cúbicos até grandes cômodos de 50 metros cúbicos;
- Pode vir configurada para trabalhar com 220 ou com 380 Volts;
Atenção na hora de instalar a sauna elétrica
Listamos uma série de itens que devem ser observados antes mesmo da construção do cômodo da sauna. Negligenciar essas recomendações pode colocar em risco a performance da sauna elétrica e sua durabilidade.
- É preciso deixar um “respiro” no cômodo de vapor com diâmetro de três quartos de polegada de diâmetro ou, em alguns casos, de até duas polegadas. Este respiro é fundamental para a manutenção do vapor no ambiente eliminando o ar superaquecido e deixando que o vapor permaneça constante no interior do cômodo;
- O gerador de vapor elétrico deve ser instalado na parte externa do ambiente e, de preferência, o mais próximo possível da parede;
- A sauna precisa de dois pontos de água sendo um para abastecimento do gerador de vapor e um outro para ser disponibilizado aos usuários no interior do cômodo;
- A tubulação de saída de vapor deve ser de cobre ou de ferro galvanizado;
- A tubulação da saída de vapor nunca deve ser reduzida para diâmetros menores e deve conter no máximo 3 cotovelos;
- O vapor deve ser liberado no interior do cômodo a uma altura máxima de 10cm do piso;
O vapor sai da tubulação da sauna a cerca de 90 °C! Por isso o tubo de saída de vapor precisa ser inacessível, direcionado para baixo e protegido com material refratário.
O cômodo da sauna elétrica a vapor
A construção do cômodo que vai receber o vapor da sauna elétrica também deve ser feita com atenção a vários detalhes:
- O cômodo deve ser revestido com vermiculita para um bom isolamento térmico;
- O piso e os assentos devem ser feitos de material antiderrapante;
- A iluminação da sauna deve ser blindada e o seu interruptor deve ser posicionado obrigatoriamente do lado de fora do ambiente;
- A porta da sauna deve ser feita de aço inoxidável ou, de preferência, de alumínio. Ele deve contar com visor totalmente transparente e não deve possuir nenhum tipo de fechadura;
- Evitar a todo custo a instalação da porta abrindo para dentro do cômodo;
- O cômodo da sauna, assim como o local onde ela fica instalada, deve contar com ralo para escoamento de água;
- Ainda na construção do cômodo da sauna elétrica a vapor, recomenda-se prever a instalação de uma grade de proteção contra acesso à saída de vapor do equipamento.
Para que serve a sauna?
A sauna elétrica a vapor pode ser aplicada em diversas situações. Certamente a aplicação mais comum é o relaxamento do corpo.
Os óleos essenciais adicionados a água vaporizada podem ser absorvidos rapidamente pelo corpo devido à abertura dos poros que ocorre durante o banho de sauna.
Dentre as alternativas relaxantes podemos citar o cravo, a canela, a lavanda e a erva doce. Uma única sessão de 20 ou 30 minutos e a pessoa sai do cômodo absolutamente renovada.
Como se não bastasse o relaxamento, o uso frequente da sauna pode ajudar no tratamento de problemas respiratórios, queima muitas calorias e potencializa a circulação do sangue.
Aliviar o estresse, cuidar da saúde e ainda perder peso… Tudo isso é utilidade da sauna elétrica.
Para saber mais sobre o gerador de vapor elétrico, acesse: ter sauna em casa é mais fácil do que se pensa!