Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u833782436/domains/wgsol.com.br/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u833782436/domains/wgsol.com.br/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u833782436/domains/wgsol.com.br/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u833782436/domains/wgsol.com.br/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u833782436/domains/wgsol.com.br/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 39

Como limpar a sua piscina

Esta publicação é um manual com as principais instruções para você limpar uma piscina. Descrevemos aqui o passo a passo de como você pode cuidar da sua piscina para sempre tê-la cristalina, saudável e pronta para nadar.

A manutenção da água de uma piscina envolve a química da água, seus parâmetros e também algum esforço com tarefas manuais como a escovação das paredes, a aspiração do fundo, etc.

Como é algo bastante buscado na Internet e nossos clientes fazem parte deste público, vamos reunir aqui tudo que você precisa saber sobre os cuidados que você precisa ter com a piscina, ok?

A conservação da piscina

A conservação da piscina é uma atividade que passa a fazer parte da vida de quem opta pela construção de uma piscina em casa.

Ainda que você contrate uma empresa especializada para fazer o tratamento da piscina, é inevitável que você fique sempre atento à qualidade da água.

Para quem decidiu fazer por conta própria, vamos começar uma série de postagens falando sobre esta tarefa que, para quem começa, normalmente dá um bom trabalho mas que com o tempo se mostra simples e tranquila de ser feita.

A primeira coisa que você deve perceber é que para limpar uma piscina com perfeição é preciso experiência… Mas vamos dar tempo ao tempo e nos armar com informação, certo?

Limpar o entorno da piscinaComo limpar a piscina

Limpeza do ambiente

O primeiro passo para ter a piscina limpa é tratar do entorno da piscina, da área que tem capacidade de levar sujeira para a água. Por isso, comece limpando o piso do ambiente da piscina.

Procure varrer sempre na direção oposta da piscina, ou seja, sempre da piscina para fora.

Tratamento químico da piscina

Depois que todo o entorno da piscina estiver limpo, é hora de saber como está a química da água… Para isso, você vai precisar de um estojo de testes ou de uma fita teste.

Qualquer um destes itens te ajudará a descobrir o estado dos três parâmetros mais importantes da água: o pH, a Alcalinidade Total e o Teor de Cloro Livre.

Vamos falar resumidamente sobre cada um deles…

O pH da piscina

Estojo de testes para ph da piscinaO pH, ou Potencial de Hidrogênio, é um dos parâmetros químicos mais importantes na limpeza da piscina. Ele pode ser entendido como a acidez da água. Sua escala vai de 0 a 14 e o ponto neutro é o 7.

No universo das piscinas, o pH ideal é em torno de 7,4 e nós temos produtos capazes de elevar ou diminuir este valor de acordo com a situação encontrada.

Se, depois da medição, você identificar que o pH está acima de 8, por exemplo, você pode utilizar o Diminuidor de pH para reduzir seu valor para próximo de 7,4.

Caso encontre um pH baixo, ou seja, ácido, em torno de 6,8, por exemplo, poderá elevá-lo com Barrilha Leve ou Elevador de pH, até que ele chegue mais próximo de 7,4.

O pH determina, dentre outras coisas, a eficiência do cloro usado para matar algas e bactérias.

Estando fora do patamar ideal, que é em torno de 7,4, o cloro usado perde eficiência e pode não conseguir matar os microrganismos patogênicos presentes na piscina.

Saiba mais: A importância do controle do pH da piscina

Estojo de testes para alcalinidade total da piscinaA Alcalinidade Total da piscina

Chamamos de Alcalinidade Total, ou somente “Alcalinidade”, o parâmetro químico da água que determina a estabilidade do pH.

No universo das piscinas a alcalinidade ideal é em torno de 100 PPM.

Qualquer valor entre 80 e 120 PPM é aceitável.

A Alcalinidade Total desajustada para baixo pode fazer com que a piscina tenha bruscas e constantes variações de pH.

Com a Alcalinidade Total muito elevada, a piscina pode se apresentar turva, opaca e sem brilho, além de proporcionar a formação de incrustações nas paredes e nas tubulações.

Saiba mais: A importância de controlar a Alcalinidade Total da piscina.

O Teor de Cloro Livre da piscina

Fita teste para piscinasO Teor de Cloro Livre é exatamente o que seu nome sugere: a quantidade de cloro disponível na água para lidar com as impurezas que por ventura chegarão.

Se a piscina está sem cloro livre, ela está potencialmente desprotegida e, consequentemente, não está própria para nadar.

No universo das piscinas o cloro livre ideal é em torno de 1 PPM. Mais que isso pode ser perigoso tanto para os usuários, que sentirão irritações nos olhos e outros desconfortos, quanto para os equipamentos como o trocador de calor, que se danifica mais rapidamente com altos teores de cloro livre.

Ele pode ser medido com o mesmo estojo usado para medir o pH da água ou ainda a Fita Teste, que apresenta os valores de todos estes parâmetros de uma vez só.

Saiba mais: Cloro livre, cloro combinado e cloro total. Tire suas dúvidas.

Tratamento físico da piscina

Depois de deixar toda a química balanceada, o pH em torno de 7,4, a Alcalinidade Total em torno de 100 PPM e o Cloro Livre em torno de 2 PPM, é hora de checar se há necessidade de processos de tratamento físico. Vejamos…

O tratamento físico envolve processos como a filtração, a escovação, a decantação (apesar de utilizar produtos químicos, podemos considerá-la parte do tratamento físico), aspiração, limpeza da superfície, limpeza das bordas e mais alguns outros procedimentos.

Por exemplo, se a sua piscina está com a água verde ou muito suja (como se ela estivesse sem tratamento a muito tempo), a primeira coisa a ser feita é, depois de regular os parâmetros conforme dissemos anteriormente, é escovar as paredes e o fundo para soltar a sujeira e as algas que podem estar aderidas ao revestimento.

Escova para piscinasEscovação do revestimento

Para isso utiliza-se uma escova própria para piscinas acoplada ao cabo telescópico que você provavelmente já tem.

A escovação é importante pois remove as algas que se aderem ao revestimento deixando o fundo e as paredes escorregadias.

Saiba mais sobre a importância da escovação da piscina.

Decantação da sujeira

Depois de escovar todas estas superfícies, o ideal é utilizar um decantador e interromper a motobomba da piscina para que toda essa coloração verde da água desça e possibilite sua remoção através do aspirador.

Na hora de escolher o decantador, atenção: o sulfato de alumínio não pode passar pela areia do filtro e tem como efeito colateral a redução do pH da piscina.

Na prática isso significa que a aspiração do fundo deverá ser feita necessariamente para o esgoto e o pH da água deverá ser corrigido com barrilha leve.

Recomendamos escolher um decantador líquido que, via de regra, não altera o pH da piscina e pode passar pela areia do filtro sem causar qualquer tipo de problema.

Aspirar o fundo

Aspiração da sujeira

Depois de aguardar o prazo de ação do decantador, que normalmente é de pelo menos 12 horas, é hora de aspirar drenando o fundo da piscina.

Peneiração e conferência do balanceamento químico da piscina

Depois de aspirar a piscina já deve estar cristalina.

É hora de passar a peneira na superfície para remover as últimas impurezas que podem estar suspensas na água.

Depois disso, faltar só conferir os parâmetros químicos da água.

Se estiver tudo dentro dos conformes, ou seja, pH 7,4, cloro livre 2 PPM e alcalinidade total 100 PPM, podemos liberar a piscina para o uso.

Aspiração do fundoManutenção da piscina cristalina

Depois de todo esse passo a passo, sua piscina deverá estar limpa e pronta para o uso. Logo, sua principal tarefa agora passa a ser o monitoramento dos parâmetros.

Não adianta ler o rótulo do cloro e achar que seguindo aquelas instruções bastará para deixar a piscina sempre cristalina. Quando a piscina for utilizada instensamente ela precisará de mais cloro do que o normal. Quando a piscina for aquecida essa quantidade deverá subir mais ainda. No Outono, quando as folhas das árvores caem mais na piscina, seu consumo de cloro deverá ser ainda maior…

Por isso o ideal é medir todo dia seu teor de cloro livre e corrigir em seguida. O mesmo vale para o pH e para a Alcalinidade Total. Contudo, com o tempo você começa a prever a quantidade de cloro necessária apenas por observar o clima, a intensidade do uso da piscina e a rotina da casa. Até lá, vá medindo os parâmetros diariamente para ir pegando o jeito.

Resumo do passo a passo para limpar a piscina

Aqui está um breve resumo do processo de limpeza de qualquer piscina:

  1. Limpar o entorno da piscina;
  2. Avaliar a química da água;
    1. O pH da piscina;
    2. A Alcalinidade Total da piscina;
    3. O Teor de Cloro Livre da piscina;
  3. Escovação do revestimento da piscina;
  4. Decantação das impurezas (se necessário);
  5. Aspiração do fundo (filtrando ou drenando de acordo com a situação e com o decantador usado);
  6. Peneiração da superfície;
  7. Conferência do balanceamento químico da água.

WGSOLObviamente o processo pode apresentar vários detalhes e particularidades que nós não citamos aqui, afinal, cada piscina é diferente e este é um manual básico de limpeza de piscinas.

Contudo, qualquer dúvida que tenha permanecido, fale conosco!

Trabalhamos com construção de piscinas de fibra, piscinas de alvenaria e piscinas de vinil e conhecemos bem todo o processo de tratamento de piscinas.

Conte com a WGSOL para deixar sua piscina sempre cristalina!

Últimos posts